O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) prometeu contribuir para a criação de um plano de resiliência climática em médio e longo prazo no Estado do Rio Grande do Sul. Isso deve ajudar a proteger o estado contra o clima extremo, o qual enfrentou enchentes massivas consideradas a maior catástrofe climática da história da região e, atualmente, enfrenta alta temperatura.
Nos dias 7 de outubro, o BNDES e o governo estadual assinaram um acordo de cooperação técnica para desenvolver estratégias contra eventos climáticos extremos. O Acordo prevê a criação do projeto RioS, cujo objetivo é estabelecer a estratégia de resiliência climática na região hidrográfica do Rio Guaíba. Como parte do processo, o banco e o Estado farão estudos técnicos para projetos de adaptação climática e gestão de riscos.
Ademais, o BNDES e o Estado assinaram um termo aditivo para desenvolver o anteprojeto dos Centros Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres e o Centro Estadual de Logística Humanitária do Estado do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, o banco providenciará suporte técnico para elaborar o anteprojeto de engenharia e arquitetura, o qual permitirá licitar esses centros e promover melhorias na resiliência dos cidadãos.
Uma outra vertente do projeto é a mudança de destino do edifício Othelo Rosa em Porto Alegre, um empreendimento que abrigará 240 unidades habitacionais para famílias de baixa renda. Dessa forma, o BNDES estará garantindo moradias para populações economicamente desavantajadas.
É de interesse noticiar que, em 2024, o banco destinou recursos no valor de R$ 25,7 bilhões para a recuperação econômica e social do Estado atingido pelas enchentes. Esses esforços buscam tornar o estado mais resistente aos efeitos negativos do clima extremo.