Mais de 60 grandes empresas multinacionais se uniram para apoiar a Iniciativa dos Campeões Europeus em Inteligência Artificial (EUA AI Champions Initiative), que busca posicionar a União Europeia como um líder global no desenvolvimento e uso de ferramentas de inteligência artificial (IA), ao lado dos Estados Unidos e da China. A medida prevê um investimento conjunto de 150 bilhões de euros ao longo dos próximos cinco anos, principalmente a partir de um grupo de 20 grandes investidores internacionais.

De acordo com os representantes das empresas que assinaram o comunicado, a criação de um quadro regulatório transparente, estruturado e orientado à concorrência, com recursos viáveis e oportunidades de investimento, é fundamental para atrair mais de 150 bilhões de euros em capitais novos e fundos já angariados em oportunidades relacionadas com a IA na Europa. O desenvolvimento de uma oportunidade de mercado coesa, com um marco regulatório “drasticamente simplificado”, que “desbloqueie a inovação local” em termos de IA, permitirá que as empresas europeias se mantenham competitivas e estimule o surgimento de novos empreendimentos de tecnologia, impulsionando o desenvolvimento econômico e a prosperidade social na Europa.

A iniciativa é liderada pela General Catalyst, uma tradicional firma americana de venture capital, especializada em investimentos de alto risco, e conta com o apoio de grandes corporações, startups e investidores, incluindo Airbus, Deutsche Bank, Heineken, L’Oréal Groupe, Mercedes-Benz, Mistral AI, SAP, Siemens e outras. Os signatários do documento acreditam que esta é a primeira vez que os líderes europeus de diferentes países e visões políticas distintas se unem para criar um mecanismo que acelere o avanço da Europa em direção à liderança em IA, enquadrando uma visão ambiciosa e mobilizando talentos e capital.

A Iniciativa dos Campeões Europeus em Inteligência Artificial busca criar um quadro regulatório que permita às empresas europeias se manter competitivas e estimule o surgimento de novos empreendimentos de tecnologia, impulsionando o desenvolvimento econômico e a prosperidade social na Europa. Com o apoio de mais de 60 grandes empresas multinacionais, a iniciativa tem potencial para ser um passo importante na direção da União Europeia se tornar um líder global em inteligência artificial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *