O governo federal publicará, nas próximas semanas, um novo edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), informou a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, durante uma entrevista a emissoras de rádio. A expectativa é que o edital seja publicado no primeiro trimestre, provavelmente até o final do mesmo. A prova, contudo, pode ser repetida em agosto, pois, de acordo com a ministra, agosto é o mês de menor incidência de chuvas no Brasil.

O cronograma do concurso está atrasado em relação ao previsto devido à não aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), que é necessário para definir o orçamento para novos concursos. A previsão é que a votação na Lei Orçamentária Anual ocorra no dia 10 de março.

As novas carreiras previstas são a área de defesa, justiça e segurança, criada a pedido do ministro da Defesa, José Múcio, e o desenvolvimento socioeconômico e temas como desenvolvimento regional, agrário e econômico. Essas carreiras são de nível superior, com salário igual ao de analista técnico de políticas públicas, e são consideradas atraentes por oferecer média salarial intermediária ao ponto de vista do governo federal.

De acordo com a ministra, essas carreiras vão atrair muita gente por serem novas e terem uma média salarial intermediária. A mesma salientou que as carreiras são amplas e abraçam um pool grande de formações, incluindo a transformação de cargos obsoletos que não serão mais utilizados. Algumas dessas vagas também estarão disponíveis no Ministério da Defesa e no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), bem como no Ministério da Justiça.

Em sua entrevista, a ministra destacou que “as duas carreiras vão atrair muito gente” e que “é importante criar carreiras transversais e conjugar temas correlatos, criando oportunidades de desenvolvimento para as pessoas”. Além disso, a ministra também destacou que “a proposta é criar 750 vagas mais por meio de um projeto de lei que devemos enviar em breve”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *