Até novembro de 2024, a produção de bicicletas no Brasil atingiu 29.451 unidades, o que representa uma redução de 17,2% em comparação ao mesmo mês do ano passado. No entanto, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) afirma que a produção está dentro do previsto para este ano.
Um destaque da produção de bicicletas elétricas, que aumentou 46,8% em comparação ao ano anterior, quando representavam 2,6% do total de unidades fabricadas. Atualmente, os modelos elétricos respondem por 4,9% do total. Em janeiro a novembro deste ano, a indústria produziu 16.845 unidades, o maior número já registrado nas empresas associadas ao Polo Industrial de Manaus (PIM).
A mountain bike (mtb) foi o modelo mais fabricado em números absolutos, com 191.716 unidades, representando 56,1% da produção. Em seguida vêm os modelos urbano/lazer, com 67.055 bicicletas, ou 19,6% do volume de produção, e as categorias infantojuvenil, com 54.699 unidades, ou 16% da produção total.
Em termos regionais, a distribuição das unidades ficou da seguinte forma: Sudeste, com 182.904 unidades, ou 53,6% do total fabricado; Nordeste, com 55.650 unidades, ou 16,3%; Sul, com 45.560 unidades, ou 13,9%; Norte, com 28.817 unidades, ou 8,4%; e Centro-Oeste, com 28.515 bicicletas, ou 8,4%.
Portanto, apesar de um desempenho negativo em termos de produção em geral, a indústria de bicicletas brasileira destaca-se pela produção de bicicletas elétricas, que é a mais rápida de crescimento. Além disso, diferentes modelos e categorias de bicicletas estão também apresentando números positivos em termos de produção.