Em 2025, o Rio de Janeiro receberá o título de Capital Mundial do Livro pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e a Bienal do Livro está se preparando para receber mais de 600 mil pessoas entre os dias 13 e 22 de junho, no Riocentro, na Zona Oeste da cidade. A venda de ingressos já começou e os interessados podem adquirir as entradas pelo site www.bienaldolivro.com.br, com preços de R$ 42 (inteira) e R$ 21 (meia). Professores e bibliotecários têm acesso gratuito ou desconto com a apresentação da carteira profissional.
Nesta edição, a Bienal do Livro promete uma experiência mais imersiva, com o chamado Book Park, um parque de diversões literário que incluirá a Biblioteca Fantástica, criada para explorar o livro a partir de outras formas, tecnologias e arquiteturas, em um lugar sem paredes e lúdico. O espaço terá 500m² onde “livros viram túneis, páginas voam, personagens interagem, histórias se tornam labirintos e a leitura passa a ser uma aventura física, tangível e divertida”.
Outra atração será a Praça Além da Página Shell, um espaço para as comunidades leitoras se encontrarem com autores e assistirem a atrações musicais, saraus, apresentações e gincanas. Um dos pontos altos da programação será no dia 16 de junho, aniversário do escritor Ariano Suassuna, quando haverá um cortejo da Orquestra Armorial, com uma aula-show do João Suassuna, neto do homenageado.
A Bienal do Livro também contará com a Roda Gigante Leitura nas Alturas Light, com cabines personalizadas com personagens e áudios relacionados a livros infantis e infantojuvenis. Outros “brinquedos” do parque serão o Labirinto de Histórias Paper Excellence e o espaço Escape Bienal Estácio, que traz enigmas e desafios inspirados em thrillers de sucesso, como os de Agatha Christie.
Um dos principais espaços para ver mais de perto os autores de destaque no mercado literário será o Palco Apoteose Shell, que receberá 40 painéis e mais de 70 horas de conteúdo, conectando o público a debates e reflexões sobre o universo literário. A programação terá curadoria da escritora Thalita Rebouças, da romancista Clara Alves, da cineasta Rosane Svartman e da produtora Clélia Bessa.
Entre as presenças internacionais confirmadas, estão Brynne Weaver, canadense que está redefinindo os limites do romance contemporâneo, as norte-americanas de romances young adults Alexene Farol Follmuth e Lynn Painter, a britânica prestigiada por seus romances policiais Cara Hunter, e o escritor norte-americano mestre dos enigmas G.T Karber.
Já entre os autores nacionais, sobem ao palco Itamar Vieira Junior com sua obra “Torto Arado” adaptada para diferentes linguagens, a psicanalista e professora Ana Suy, autora do fenômeno editorial “A gente mira no amor e acerta na solidão”, e a best seller Carina Rissi, autora da série de livros “Perdida”. Outra novidade é a presença de Raphael Montes, autor de “Jantar Secreto”, e o best seller Vitor Martins, com obras direcionadas ao público jovem e reconhecidas pela representatividade LGBTQIA+.
A programação também contará com o Café Literário Pólen, espaço intimista que completa 25 anos e terá 31 painéis e mais de 60 horas de conteúdo. Entre os confirmados, estão o escritor e professor Jeferson Tenório, a roteirista, romancista e cronista Tati Bernardi, a escritora paulista revelação da literatura contemporânea Aline Bei, a atriz e poetisa Elisa Lucinda, o youtuber Chavoso da USP, a premiada jornalista Eliana Alves Cruz, além do escritor Alberto Mussa e de Itamar Vieira Junior.
Os curadores da programação do café são o ator Lázaro Ramos, a roteirista Bianca Ramoneda, a jornalista Flávia Oliveira, o escritor e influenciador Pedro Pacifico, além do professor Luiz Antônio Simas. Com essa programação diversificada e excitante, a Bienal do Livro 2025 promete ser um evento inesquecível para os amantes da literatura e da leitura.