A 6ª edição do vestibular indígena unificado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) contou com a participação de 1.500 candidatos, representando 43% dos inscritos. A maioria concorreu à área de saúde/biológicas, seguida de ciências humanas, medicina e engenharias.
No geral, 51% dos candidatos eram do gênero masculino e 49% feminino. Quanto às etnias, os povos mais representados foram baré, ticuna, tukano, baniwa, kokama, tariana, desana e kambeba. Outros povos, como atikum e pankararu, também estavam presentes na lista.
Em relação às faixas etárias, a maioria dos candidatos (38,7%) estava entre 19 e 23 anos. Além disso, 24,4% eram de 24 a 29 anos e 13,7% tinham mais de 29 anos.
As provas do vestibular contaram com 50 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação sobre o tema de justiça climática e consumo de alimentos industrializados. As provas foram realizadas em cinco cidades: Campinas, Recife, Santarém, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga. O índice de abstenção, que é a porcentagem de candidatos que não participaram do vestibular, caiu em relação à edição anterior, passando de 49% para 46,8%.
A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Unicamp justificou as escolhas das cidades de aplicação das provas dizendo que se baseiam em três critérios: a maior presença da população indígena, o que justifica as escolhas das cidades do Amazonas e Dourados (MS); cidades que podem agregar maior número de estudantes e etnias de uma região, como Recife e Santarém; e o localização da sede da Unicamp, em Campinas, que atende indígenas do estado de São Paulo e atuais universitários que desejam mudar de curso.
Em resumo, a 6ª edição do vestibular indígena unificado contou com a participação de 1.500 candidatos, com 43% concorrendo à área de saúde/biológicas e 51% dos candidatos sendo do gênero masculino. O índice de abstenção caiu em relação à edição anterior e as provas foram realizadas em cinco cidades, escolhidas com base em critérios como presença da população indígena e agregação de estudantes e etnias de uma região.