Em 2025, os Centros Integrados de Ensino Público (Cieps), conhecidos como Brizolões, completarão 40 anos. Essas escolas foram lançadas como um projeto revolucionário para a educação brasileira, introduzindo o conceito de educação em tempo integral. Ao longo dos anos, os mais de 500 Cieps passaram por mudanças, mas o modelo de ensino criado na década de 1980 continua a inspirar a educação básica em todo o país.

Os Cieps foram idealizados pelo antropólogo e ex-ministro da Educação Darcy Ribeiro, e os prédios foram projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O modelo oferecia educação integral, com refeições, atendimento médico e odontológico, além de atividades culturais e esportivas. Os Cieps também contavam com residência temporária para estudantes em situação de vulnerabilidade.

A professora Lia Faria, que trabalhou com Darcy Ribeiro, afirma que o projeto colocava o direito à escola pública de qualidade como uma questão central. “A grande marca do projeto do Darcy, do Brizola, do Oscar Niemeyer, é que ele coloca no centro de construção da sociedade, o direito à educação, à escola pública, e não qualquer escola, mas um prédio de respeito, bonito, com todas as condições de funcionamento para que as crianças se sentissem felizes dentro daquele prédio”, diz!

Hoje, os Cieps estão distribuídos entre gestões municipais, estadual e federal, e nem todas as unidades oferecem ensino integral. No entanto, o modelo de ensino criado na década de 1980 continua a inspirar a educação básica em todo o país. O Programa Escola em Tempo Integral, lançado em 2020, tem como meta alcançar 3,2 milhões de matrículas na modalidade até 2026.

A educação em tempo integral é lei, e o Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece que 50% das escolas devem oferecer pelo menos 25% das matrículas em tempo integral até o final de 2025. No entanto, a secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, afirma que há um desafio para a oferta de ensino integral, sobretudo no ensino médio.

Um exemplo de sucesso é o Ciep 449, em Niterói, que oferece ensino integral e integração com a comunidade. A escola tem 280 alunos do ensino médio e oferece oportunidades de intercâmbio cultural com a França. O diretor da escola, Cícero Tauil, faz questão de que os alunos se sintam responsáveis pela escola e cuidem das salas e dos espaços comuns.

Os Cieps também inspiraram novos projetos, como os Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs), que são escolas voltadas para a inovação tecnológica e pedagógica. O secretário municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, afirma que os Cieps são uma referência para a educação no Rio e no Brasil, e que os GETs são uma continuação desse sonho de ensino integral de qualidade.

O Ciep 1, o primeiro a ser inaugurado, em 1985, é mais um exemplo de sucesso. A escola oferece ensino fundamental e educação de jovens e adultos, e tem uma equipe de professores experientes, como a professora Rosana Candreva da Silva, que está na escola há 38 anos.

Rosana afirma que o Ciep foi um divisor de águas na educação, e que a escola segue buscando cumprir esse papel social. “A educação é tudo, né? É a base de todo o processo de vida social, de progresso individual também. Eu acho que o investimento tem que ser constante e cada vez maior no setor da educação”, defende.

Um exemplo disso é a estudante Branca Trajano, 10 anos, que é integrante do grêmio da escola e afirma que gosta muito da escola. “Eu gosto muito dessa escola. As aulas são boas, são divertidas, e têm as companhias. Companhia, para mim, é tudo. Se minhas amigas não vêm, eu fico até com vontade de chorar”, brinca.

Em resumo, os Cieps são um exemplo de sucesso na educação brasileira, e continuam a inspirar a educação básica em todo o país. O modelo de ensino criado na década de 1980 colocou o direito à escola pública de qualidade como uma questão central, e os Cieps seguem buscando cumprir esse papel social. Com 40 anos de existência, os Cieps são uma referência para a educação no Rio e no Brasil, e seguem inspirando novos projetos e iniciativas para melhorar a educação no país.

A importância dos Cieps não se limita apenas à educação em tempo integral, mas também à integração com a comunidade e ao desenvolvimento de projetos que promovam a cidadania e a participação social. Os Cieps são um exemplo de como a educação pode ser um instrumento de transformação social, e como os professores, os estudantes e a comunidade podem trabalhar juntos para criar um ambiente de aprendizado mais inclusivo e mais justo.

Em uma época em que a educação está enfrentando muitos desafios, os Cieps são um exemplo de esperança e de resistência. Eles mostram que é possível criar um modelo de educação que seja mais justo, mais inclusivo e mais eficaz, e que os professores, os estudantes e a comunidade podem trabalhar juntos para criar um futuro melhor para todos.

No final, os Cieps são mais do que apenas escolas – são um símbolo de luta pela educação de qualidade, e um exemplo de como a sociedade pode trabalhar juntos para criar um mundo mais justo e mais igualitário. Eles inspiram a educação básica em todo o país, e seguem sendo uma referência para a educação no Rio e no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *