Conselho Nacional de Educação aprova novas diretrizes do ensino médio

O Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão responsável por coordenar a política educacional do país, aprovou recentemente as novas diretrizes para o ensino médio brasileiro. Essas diretrizes buscam revolucionar a forma como é ministrada a educação no ensino médio, promovendo uma abordagem mais integrada e crítica da aprendizagem.

As novas diretrizes, aprovadas em reunião realizada no final de maio, prevêem mudanças significativas na forma como o ensino médio é ministrado nas escolas brasileiras. Uma das principais alterações é a introdução da proposta de currículo em rede, que visa fortalecer a articulação entre as diferentes disciplinas e promover uma visão mais ampla da realidade.

Segundo o CNE, as novas diretrizes buscam criar um ambiente de aprendizagem mais participativo e colaborativo, onde os estudantes sejam motivados a questionar, argumentar e resolver problemas de forma crítica e criativa. Além disso, as diretrizes também prevêem a integração de conhecimentos e habilidades que sejam necessários para o desenvolvimento profissional e pessoal dos jovens.

Outra importante mudança é a implementação do chamado "ensino integrado", que visa eliminar as fronteiras entre as diferentes disciplinas e promover uma abordagem mais interdisciplinar do conhecimento. Isso significa que os estudantes terão mais oportunidades de relacionar os conhecimentos que estudam em diferentes áreas e desenvolver habilidades mais globais.

As novas diretrizes também destacam a importância da educacao em valores e ética, buscando desenvolver nos jovens valores como a tolerância, a solidariedade e a responsabilidade. Além disso, a diretriz também estabelece que a educação para o desenvolvimento sustentável é fundamental para a formação dos jovens brasileiros.

A aprovação das novas diretrizes do ensino médio é uma grande conquista para o sistema educacional brasileiro, que tem enfrentado várias desafios nos últimos anos. As novas diretrizes devem ajudar a melhorar a qualidade da educação no país, tornando-a mais atrativa e relevante para os estudantes.

No entanto, a implementação das novas diretrizes também apresenta desafios. Os professores e as escolas terão que adaptar-se a novas formas de ensino e aprendizado, o que pode demandar mudanças nos currículos e nos materiais didáticos.

Em resumo, a aprovação das novas diretrizes do ensino médio pelo CNE é um importante passo em direção a uma educação de qualidade no Brasil. Esse é um momento crucial para o sistema educacional brasileiro, que precisa se adaptar às necessidades dos estudantes e do mercado de trabalho.

Fonte: [Notícias online sobre Educação]

The National Council of Education (CNE) has approved a resolution to update the National Curricular Guidelines for the New High School (DCNEM) by a unanimous vote on Thursday (7). This resolution was inspired by Law 14,945 of 2024, signed by President Luiz Inácio Lula da Silva in July this year.

The revised resolution allows for changes to the curriculum to be made already in 2025 or, mandatory, to be adapted in the 2026 school year, depending on the conditions of each educational network. The Ministry of Education (MEC) announced that over 200 technicians from all education secretariats are undergoing training to develop action plans for each local education system.

The new National Policy for Secondary Education aims to make education more relevant and appealing to young people, as well as reducing school dropout rates. To achieve this, the new secondary education has increased the minimum hour- load from 2,400 to 3,000 hours, with 1,000 hours per year. Each year will be divided into 200 school days, each lasting five hours.

The student’s workload will consist of two non-dissociable blocks: the first will be composed of compulsory subjects, distributed over a maximum of 1,800 hours, including traditional subjects such as Portuguese, mathematics, physics, chemistry, English, history, and geography, as outlined by the National Common Curriculum Base (BNCC).

The second block will be dedicated to vocational and optional subjects, which will occupy at least 1,200 hours of the three years of secondary education, allowing students to choose courses aligned with their interests and needs. Each school must offer at least two options.

The CNE also established guidelines for the vocational and optional subjects, known as “pathways,” to enable students to choose their educational pathways. This change aims to expand their knowledge in areas such as languages, mathematics, natural sciences, or social sciences, or in a technical and professional formation that can be offered by the school. During the process of constructing their educational projects, students, with the help of teachers, will be able to define their educational pathways.

The resolution also addresses changes to the evaluations of this level of education, including the National High School Exam (ENEM) and the National System of Assessment of Basic Education (SAEB). The Institute of National Studies and Educational Research Anísio Teixeira (Inep) will be responsible for adjusting the two evaluations to adapt to the new guidelines.

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