O Ministério da Educação (MEC) anunciou que antecipará a divulgação dos gabaritos e os cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio 2024 (Enem) para quarta-feira, 14. A informação havia sido confirmada no domingo pela noite, quando o ministro da Educação, Camilo Santana, comunicou o plano de antecipação.
O material será divulgado no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e estar á disposição para consultação. Os gabaritos estão separados pelas cores dos cadernos de questões e pelas datas de aplicação das provas (3 e 10 de novembro). Além disso, o Inep informou que uma questão foi anulada na prova de ciências da natureza, tornando-a desnecessária para o cálculo da proficiência dos candidatos.
O programa de acessibilidade para deficientes visuais também estará disponível, possibilitando que os usuários possam ler as informações do Enem por meio de um software de tecnologia assistiva.
Por fim, os candidatos do Enem 2024 que faltaram às provas por motivos logísticos ou problemas de saúde podem se candidatar a reaplicação das provas até 15 de novembro. As novas provas serão realizadas em 10 e 11 de dezembro.
No próximo ano, os resultados finais do Enem serão divulgados em 13 de janeiro de 2025.
A edição do Enem 2024 ocorreu em 1.753 municípios, em 10.776 locais de provas, e registrou 4.325.960 inscrições confirmadas. Os resultados são fundamentais para o ingresso nos cursos superiores, bem como para obter auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).