Inscrição do Enem 2025: resultados de isenção e justificativa de ausência já estão disponíveis
Os estudantes que solicitaram isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 ou justificativa de ausência no Enem 2024 já podem verificar se o pedido foi aceito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os resultados estão disponíveis na Página do Participante do exame, com login no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Regras para solicitação de isenção e justificativa de ausência
Para ter a isenção da taxa de inscrição, os candidatos devem atender a um dos seguintes critérios:
- Estar matriculado na 3ª série do ensino médio em escola pública;
- Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em unidade de ensino privada;
- Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica e ter renda familiar de até três salários mínimos ou per capita de até meio salário mínimo;
- Ser participante do programa federal Pé-de-Meia.
Os candidatos que não compareceram ao Enem 2024, mas desejam participar do Enem 2025 gratuitamente, devem justificar a ausência. Nesse caso, é necessário enviar documentação que comprove a situação.
Recursos
Os candidatos que tiveram o pedido de isenção negado ou a justificativa de ausência reprovada podem entrar com recurso até as 23h59 de sexta-feira, 16 de maio. O recurso deve ser enviado por meio da Página do Participante, com documentação que comprove a situação.
Entre os documentos exigidos, está a declaração de realização de todo o ensino médio em escola do sistema público de ensino do Brasil ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura da escola.
Importante
Ter a aprovação da solicitação de isenção e/ou de justificativa de ausência no Enem 2024 não garante a efetivação da inscrição no Enem 2025. Todos os interessados devem fazer a inscrição online de 26 de maio a 6 de junho.
O resultado final dos recursos será conhecido em 22 de maio. O candidato que teve o pedido do recurso de isenção negado em definitivo deve pagar a taxa para se inscrever no exame.
Exame
O Enem é considerado a principal forma de entrada na educação superior no Brasil, por meio de programas federais como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As instituições de ensino públicas e privadas usam os resultados das provas para selecionar estudantes.
Os resultados individuais do exame também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
O que fazer agora
- Verifique se o pedido de isenção ou justificativa de ausência foi aceito;
- Se necessário, entre com recurso até as 23h59 de sexta-feira, 16 de maio;
- Faça a inscrição online de 26 de maio a 6 de junho, se necessário;
- Acompanhe as atualizações sobre o Enem 2025 no site do Inep.