Uma equipe de estudantes do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense (UFF) foi selecionada para representar o Brasil em uma competição internacional de engenharia e exploração espacial. A equipe, chamada The Myths Brazil, foi a única equipe brasileira a ser classificada para o Canadian International Rover Challenge (CIRC) 2025, um dos principais eventos de design e construção de veículos robóticos para exploração espacial.

O CIRC 2025 será realizado de 8 a 11 de agosto na cidade de Drumheller, na província de Alberta, no Canadá. Durante a competição, as equipes selecionadas devem utilizar os veículos robóticos projetados para completar diversas tarefas, como atravessar terrenos variados, operar de forma autônoma e operar um braço hábil.

A The Myths Brazil foi formada em 2017 por um grupo de alunos do Programa de Educação Tutorial em Engenharia Mecânica (PET-MEC) da UFF. A equipe é coordenada pela professora Fabiana Rodrigues Leta e é financiada pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2018, a equipe foi selecionada para participar do Nasa Human Exploration Rover Challenge, realizado pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa), e recebeu o prêmio AIAA Neil Armstrong Best Design Award.

A equipe enfrentou desafios significativos, incluindo a falta de recursos financeiros para viabilizar a viagem dos alunos para a competição. No entanto, com a ajuda da Escola de Engenharia da UFF e de uma vaquinha online, a equipe conseguiu superar esses obstáculos.

A estudante de engenharia mecânica e capitã da equipe, Maria Eduarda Carvalho de Oliveira, destacou a importância da participação na competição. “É estranho, sinceramente, sermos a única equipe brasileira, até porque não tínhamos nada e hoje ser a única equipe brasileira, representando a nossa história, o nosso sonho, lá fora é muito gratificante”, disse ela.

A equipe está composta por sete alunos de diferentes cursos da universidade, incluindo engenharia mecânica. Eles trabalharam juntos para desenvolver um veículo robótico que possa realizar as tarefas necessárias para a competição.

No entanto, a equipe ainda enfrenta um grande obstáculo: o custo das passagens para os integrantes e o transporte do veículo robótico para o Canadá. A equipe não conta com financiamento para a viagem e está organizando uma vaquinha online para arrecadar fundos.

“Infelizmente, não conseguimos apoio financeiro para a viagem, então tivemos que tirar dinheiro do nosso próprio bolso para pagar a inscrição”, disse Maria Eduarda. “A vaquinha online vai servir basicamente para pagar as passagens dos membros da equipe.”

A The Myths Brazil é uma equipe de estudantes dedicados e talentosos que estão trabalhando juntos para representar o Brasil em uma competição internacional de engenharia e exploração espacial. Com a ajuda de doadores e apoiadores, a equipe pode superar os obstáculos financeiros e alcançar seu objetivo de participar do CIRC 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *