É melhor estudar sozinho ou em companhia? Muitas vezes nos perguntamos qual é o melhor método para chegar ao dia do exame o mais preparado possível.

Não existe o melhor método absoluto. Existem alguns fatores a considerar se você decidir estudar sozinho ou com um grupo. Por exemplo: a sua predisposição, o tipo de disciplina que precisa estudar ou simplesmente se existem outros colegas que estão se preparando para o mesmo exame que você.

O importante é entender qual abordagem pode ser mais adequada. Quer você decida estudar sozinho ou em companhia, há prós e contras a serem lembrados. Vamos descobri-los juntos, leia com a gente, vamos lá!

Estudar sozinho ou em companhia? Confira prós e contras!

Estudar sozinho ou em companhia: qual é o melhor método de preparação?
Imagem de StockSnap por Pixabay

Estudar em companhia é bom, mas cuidado com as distrações!

Com certeza estudar em grupo pode ser mais estimulante e divertido, mas é muito fácil cair em distrações. Um dia de estudo corre o risco de se tornar um dia dedicado à conversa e ao convívio.

Como evitar desperdiçar um dia? Organize um roteiro a seguir com seus colegas, incluindo momentos de pausa para desconectar e relaxar a mente. Você pode sugerir o uso de um cronômetro, definindo a hora de estudar e a hora de relaxar.

Estudar sozinho com concentração máxima. Mas como se comparar?

Você decidiu estudar sozinho, porque se concentra melhor e consegue avançar mais rápido nos estudos? Tudo bem, mas você não tem como se comparar dessa maneira.

Durante a preparação de um exame, isso é muito importante: você pode avaliar diferentes pontos de vista, compreender noções de certa complexidade ou trocar anotações feitas durante as aulas.

Você pode decidir estudar sozinho na fase inicial, na qual precisa seguir seu próprio método de estudo preciso. Depois de adquirir as noções, será mais fácil para você organizar dias de estudo em grupo para se comparar com seus colegas e ir analisando as partes que foram mais complicadas e nas quais você tem dúvidas a esclarecer.

Você sofre com ansiedade antes dos exames? Estudar em companhia ajuda você a enfrentar o exame com mais tranquilidade!

Você não está sozinho, muitos alunos sofrem de ansiedade nas provas, principalmente quando se trata de uma prova oral em que você fica cara a cara com o professor. Estudar em companhia pode te ajudar a enfrentar esse momento com mais serenidade.

Organize dias com um colega para simular o dia do exame, alternando os papéis de professor/aluno.

Ao fazê-lo poderá perceber quais são as noções que ainda não compreende bem e, sobretudo, terá a possibilidade de as expor com maior fluidez. Você verá que no dia do exame se sentirá mais confiante.

Você é uma pessoa independente que deseja gerenciar de forma independente seu tempo e espaço? Então estudar sozinho é o método para você!

Muitos alunos preferem estudar sozinhos, porque encontraram um método de estudo que reflete seu estilo. Eles sabem como e o que estudar no dia a dia, optando assim por permanecerem independentes em seus estudos.

No entanto, estudar sozinho não significa ficar isolado, há quem ache estimulante estudar em um ambiente povoado por outros alunos, como a biblioteca ou salas de estudo onde se movimenta em silêncio e se fala sussurrando.

Esses ambientes permitem que você estude sozinho, mantenha a concentração, mas continue se sentindo parte de uma comunidade e tenha alguém com quem conversar nos intervalos.

Então é melhor estudar sozinho ou estudar em companhia?

Vimos que há aspectos positivos e negativos em ambos os métodos de estudo. E não existe uma resposta certa universal.

Cada um de nós é diferente, temos as nossas necessidades e as nossas predisposições, há quem consiga dar o seu melhor estudando sozinho e quem acha mais estimulante estudar em grupo. O conselho que queremos dar a você é pegar o lado positivo de ambos os métodos de estudo.

Portanto, alterne dias em que você estuda sozinho e se dedica ao aprendizado dos conceitos, com dias de estudo em grupo em que você discute com seus colegas para revisar as seções que se mostraram mais complexas e que precisam ser aprofundadas, como aprender gramática para concursos, por exemplo.

Este foi o nosso guia onde buscamos definir se é melhor estudar sozinho ou em companhia. Como podemos perceber, não há uma resposta definida, dependendo muito do objetivo que você possui e suas características individuais.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto ou sobre a própria matéria que trouxemos, comente abaixo que vamos respondê-lo. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.