O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançou, essa terça-feira (7) em Brasília, os resultados individuais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou em medida socioeducativa, também conhecido como Encceja PPL. Além disso, os resultados dos exames realizado fora do país, Encceja Exterior e Encceja PPL Exterior, também podem ser consultados.
As provas do Exame Nacional da PPL (People Privados de Liberdade) podem ser verificados pelos responsáveis pedagógicos. Já os resultados da versão nacional do exame foram aplicadas nos dias 15 e 16 de outubro no país, whereas as versões do exame realizado fora do país ocorreu entre 21 de outubro e 1º de novembro de várias cidade no mundo. Os resultados individuais podem ser consultados através do Sistema PPL e no Sistema Encceja Exterior.
O Encceja PPL é um programa realizado pelo Inep desde 2002 com o objetivo de possibilitar a retomada da trajetória escolar e a certificação do ensino fundamental e médio, a participação é voluntária e gratuita para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade certa. A avaliação foi feita à luz de habilidades, habilidades e saber adquiridas no processo escolar ou extramuros escolar.
Uma vez divulgados, os resultados será utilizados pelos responsáveis no sistema educacional brasileiro. As secretários de Educação e os Institutos Federais utilizam o exame para certificar a participação na conclusão dos estudos dos alunos. Mais, o resultados estabelecem uma referencia nacional para avaliação de jovens e adultos.
O Presidente do Instituto Nacional de Educação, João Luiz Vieira Maldonato, destacou a importância do exame. “É uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas sobre a educação de jovens e adultos privados de liberdade” acrescentado.
O ministério publicado que para acessar seus resultados, precisam-se registrarem no link “Sistema PPL, você pode, como também as pessoas que realizei o encceja ao lado do instituto.
Como disse o Vice Presidente para Políticas de Educação da ODEBRAÇO, um instituto parceiro do ENCCEJA para promover inclusão social educação, Ana Lúcia Mendes Mota, “…esse exame não é mais apenas um mérito, já que é parte de um planejamento inclusivo para quem é privados de liberdade ou jovem adult” disse.
Desta forma, resultados do Encceja PPL é uma iniciativa importante, uma vez que os resultados destes jovens e adultos mostrar como eles progresso em cursos escolares pode contribuir na retomada de suas trajectórias e mudancem suas opiniões”.