Os estudantes que desejam participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025 devem se inscrever até as 23h59min (horário oficial de Brasília) da sexta-feira (7). O Ministério da Educação (MEC) oferece 67.301 vagas para estudantes que desejam obter financiamento público para mensalidades em instituições privadas de ensino superior.
Para se inscrever, os interessados devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na parte do Fies, e fazer o login com a conta do site ou aplicativo de serviços digitais do governo federal, o Gov.br. Os dados pessoais e escolares devem ser preenchidos, e a opção de concorrer às vagas reservadas a pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD) deve ser marcada na autodeclaração do perfil étnico-racial.
Além disso, o candidato deve escolher três cursos desejados, por ordem de prioridade, e preencher os dados financeiros e da sua família. O MEC orienta que, ao confirmar a inscrição, o candidato deve salvar o comprovante de inscrição com a chave de segurança.
Para concorrer às vagas do Fies, é preciso ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer uma de suas edições a partir de 2010 até a mais recente, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos na média aritmética das notas das cinco provas do exame. A nota na prova de redação precisa ser superior a zero.
A classificação no processo seletivo do Fies será realizada pela ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos no Enem, por tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. O resultado da pré-seleção do Fies será divulgado em 18 de fevereiro, e os estudantes pré-selecionados devem acessar o Fies Seleção para complementar a inscrição e obter o financiamento público das mensalidades em faculdades privadas.
Em 2025, o MEC ofertará mais de 112 mil novas vagas para o Fies em dois processos seletivos: um para o primeiro semestre, com 67.301 vagas, e outro para o segundo semestre, com oferta prevista de 44.867 vagas. Desde 2001, o Fies concede financiamento a estudantes para cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderiram ao programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).