A 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) divulgou a lista de premiados último sábado (20). A competição, organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), é a maior competição científica do país e é destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
Essa edição bateu recorde no número de escolas e municípios inscritos: 56.516 instituições de 5.564 cidades, o que representa uma cobertura de 99,9% dos municípios brasileiros. Mais de 18,5 milhões de estudantes participaram da primeira fase da competição.
Haverá distribuição de 8.450 medalhas nacionais, mais de 20 mil medalhas para os estudantes mais bem-colocados de cada estado e mais de 70 mil certificados de menção honrosas. Os estudantes de escolas públicas receberão 6.500 medalhas e os de instituições particulares, 1.950.
A Obmep é promovida com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC) e visa estimular a formação de jovens científicos e profissionais. A eliminação do número de medalhas é destinada a alunos de escolas públicas e particulares, com critérios para distribuição definidos.
Medalhistas nacionais também serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas para aprimorar o conhecimento. Os vencedores do nível 3, voltado a alunos do ensino médio, poderão concorrer a uma das 100 vagas no Impa Tech, inaugurado no ano passado.
A graduação em matemática da tecnologia e inovação é maior e oferece alojamento estudantil e auxílio financeiro para os aprovados no processo seletivo. As inscrições para a graduação vão até 27 de dezembro no site do Impa Tech. O edital define que 80% das vagas são reservadas para estudantes premiados em cinco olimpíadas de conhecimento, como a Obmep, e 20% para aqueles que obtiveram as melhores notas na prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A data da cerimônia de entrega de prêmios da 19ª Obmep ainda não foi anunciada, mas os ganhadores podem ser conferidos no site da Obmep.