A 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) realizou sua cerimônia nacional de premiação na segunda-feira, 30 de julho, onde foram entregues medalhas para 8.496 estudantes de instituições públicas e privadas. Além disso, 51.002 estudantes receberam certificados de menção honrosa. A participação foi expressiva, com representantes de 5.564 municípios brasileiros, abrangendo todas as unidades federativas, e um total de 56.513 instituições participantes.
Durante a cerimônia, foram premiados 683 estudantes com medalha de ouro, 1.962 com prata e 5.851 com bronze. Notavelmente, 500 estudantes das escolas públicas conquistaram medalhas de ouro, enquanto 183 foram para a rede privada. Os estados com maior número de medalhas de ouro foram São Paulo, com 158, seguido de Minas Gerais, com 93, e Rio Grande do Sul, com 71.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), esta edição da olimpíada alcançou um recorde de participação, com mais de 18,5 milhões de estudantes inscritos. A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou o sucesso do evento, enfatizando que “a matemática não é nenhum bicho papão” e que, com os métodos e estímulos certos, pode ser acessível e atraente para todos.
Os medalhistas da OBMEP serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), que oferece a oportunidade de aprofundar conhecimentos em matemática. Além disso, estudantes de escolas públicas terão direito a uma bolsa de R$ 300. O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana, ressaltou que a OBMEP é um exemplo de política pública de sucesso, que está transformando vidas de jovens em todo o país e tem potencial para continuar fazendo isso por muitos anos.
Durante a cerimônia, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou o lançamento do programa Compromisso Nacional Toda Matemática. O objetivo deste programa é estimular ações que melhorem a qualidade do ensino de matemática e o desempenho dos estudantes. Santana mencionou as dificuldades enfrentadas pela rede pública no aprendizado de matemática, citando que mais de 70% dos alunos com 15 anos não têm aprendizagem adequada, de acordo com o último Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).
O ministro explicou que o programa visa apoiar a formação de professores e ajudar tecnicamente e financeiramente as redes de ensino básicas. Ele também destacou que o MEC pretende reduzir desigualdades regionais e articular os sistemas de avaliação educacional para a tomada de decisões nas redes de ensino. Com essas iniciativas, o governo federal busca fortalecer a educação matemática no Brasil e melhorar as perspectivas dos estudantes para o futuro.