O Itaú Social, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), lançou um edital inédito para promover o conhecimento em matemática em pré-escolas públicas. O edital, chamado “Letramento Matemático na Pré-escola”, oferece até R$ 80 mil para projetos que visam desenvolver práticas de letramento matemático em escolas públicas.
As inscrições estão abertas até o dia 6 de junho e podem ser feitas pela internet, na Plataforma de Editais da Fundação Itaú. Podem participar profissionais da educação, como professores, coordenadores e gestores de escolas públicas, bem como organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades. Além disso, também podem se inscrever professores universitários, pesquisadores, estudantes de graduação e licenciatura, e iniciativas de extensão e projetos de iniciação científica voltados ao letramento matemático na pré-escola.
O edital prevê duas modalidades: Reconhecimento e Fomento. A modalidade Reconhecimento é voltada para projetos que já promovem práticas de letramento matemático na pré-escola da rede pública. Os selecionados nessa categoria receberão até R$ 10 mil e farão parte de uma coletânea que pode inspirar outras ações nessa etapa de ensino.
Já a modalidade Fomento é para projetos ou pesquisas aplicadas em parceria com instituições de educação infantil da rede pública. Essas propostas podem ser inéditas ou estar em andamento, desde que tenham conclusão prevista até julho de 2026. Os selecionados receberão até R$ 80 mil e terão acompanhamento técnico e pedagógico do Itaú Social.
Os projetos inscritos serão avaliados com base em critérios como inovação, redução das desigualdades, eficácia na promoção da aprendizagem e aderência aos objetivos curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A seleção dará prioridade a iniciativas que demonstrem impacto pedagógico, embasamento conceitual e potencial para inspirar mudanças nas práticas de letramento matemático.
A importância do letramento matemático na pré-escola é destacada pelo fato de que as dificuldades em matemática começam nos primeiros anos de escolaridade. De acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), apenas 27% dos alunos brasileiros alcançaram o nível 2 de proficiência em matemática, considerado o patamar mínimo de aprendizado, enquanto a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é 69%. Além disso, apenas 1% dos estudantes brasileiros atingiu os níveis 5 ou 6, considerados os mais altos.
A pré-escola é uma etapa fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, que têm os primeiros contatos com a matemática. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estipula que as crianças devem aprender conceitos matemáticos como contagem, ordenação, relações entre quantidades, dimensões, medidas, comparação de pesos e de comprimentos, avaliação de distâncias e reconhecimento de formas geométricas.
O Itaú Social destacou que o edital é uma oportunidade para promover o conhecimento em matemática em pré-escolas públicas e melhorar a qualidade da educação no Brasil. Os resultados da seleção serão anunciados em setembro na Plataforma de Editais da Fundação Itaú.
Com essa iniciativa, o Itaú Social busca contribuir para a melhoria da educação matemática no Brasil, especialmente nas escolas públicas, onde as crianças têm menos acesso a recursos e oportunidades de aprendizado. O edital é uma oportunidade para que profissionais da educação e organizações da sociedade civil desenvolvam projetos inovadores e eficazes para promover o letramento matemático na pré-escola.