Museu de Rochas e Minerais da UFRRJ recebe alunos e público de todas as idades no campus Seropédica
A partir de quarta-feira (12), os alunos das redes pública e privada de escolas da Baixada Fluminense, além de outros municípios próximos à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), têm uma nova oportunidade de combinhar conhecimento e diversão no Museu de Rochas e Minerais, situado no campus Seropédica da instituição.
O museu é o único com este tema na Baixada Fluminense e conta com mais de 800 peças de minerais e rochas, com a expectativa de aumentar o acervo para mais de 1,5 mil items em exposição no futuro. Além disso, o espaço vkontrará atividades de pesquisa, mantendo um acervo composto por minerais, minérios e rochas de várias regiões do Brasil e do mundo.
A professora titular da UFRRJ, Soraya Almeida, curadora e coordenadora do projeto de criação do museu, destaca que a região tem mais de 3 mil escolas de Ensino Fundamental e Médio, que terão uma opção mais próxima de ter mais contato com a ciência. O Museu de Rochas e Minerais é um novo polo de difusão de conhecimento dentro da Baixada Fluminense.
Além disso, a professora destaca que o objetivo é ampliar a inclusão social e melhorar a autoestima e bem-estar das crianças e adolescentes. "Crianças se envolvem de imediato, têm mais espontaneidade. Elas ficam encantadas", disse sobre as crianças. Já os adolescentes têm maior interesse quando são colocados para desenvolver atividades com a mão na massa mesmo, tocar nas rochas, trazer amostras que coletam perto das casas deles, querem saber que material é aquele.
O Museu de Rochas e Minerais da UFRRJ também já planeja estender a coleção de amostras na parte externa para formar uma área aberta para formar um Jardim Geológico. "É a construção do Jardim Geológico, um Museu a Céu aberto. Vai ter amostras, rochas de maior tamanho que possam ser expostas, para que se possa circular ao redor delas. Um espaço aberto para crianças", adiantou.
A próxima etapa também é preparar uma programação que integre todos os museus da UFRRJ para a visitação do público nos fins de semana. "O Núcleo de Articulação de Acervo e Coleções da Universidade está planejando fazer atividades de fins de semana com todos os museus da Rural em conjunto. Fazer programações que envolvam todos os museus com uma visita itinerante, aberta para a comunidade toda", disse, destacando que isso pode ser um espaço de convivência das famílias.
A expectativa é que o Museu de Rochas e Minerais da UFRRJ seja um sucesso e contribua para a difusão do conhecimento científico entre as pessoas da região. O museu estará aberto de segunda a sexta, das 9h às 16h, com entrada gratuita.