Um trágico acidente de carro ocorrido na madrugada de quinta-feira, 3 de julho, na região norte da Espanha, resultou na morte do atacante Diogo Jota, de 28 anos, titular da seleção portuguesa e jogador do Liverpool, e de seu irmão André Silva, de 25 anos, atleta do Penafiel, time da segunda divisão portuguesa. O acidente aconteceu na rodovia federal A-52, próxima à cidade de Zamora.
De acordo com informações preliminares da polícia espanhola, há indícios de que o jogador perdeu o controle do veículo, um Lamborghini, devido ao estouro de um pneu enquanto realizava uma ultrapassagem. O carro saiu da pista e pegou fogo logo em seguida, resultando na morte dos dois atletas no local. Os corpos foram levados para uma unidade forense na cidade de Zamora, onde passarão por autópsia.
Diogo Jota havia oficializado seu casamento com sua companheira de 10 anos no final de junho, com quem teve três filhos, sendo o último ainda um bebê. Além disso, junto com o Liverpool, o atacante conquistou o título da Premier League na última temporada, após ter vencido a FA Cup e a League Cup anteriormente.
A morte inesperada dos irmãos gerou uma enxurrada de mensagens de consternação por parte de clubes, jogadores e federações de futebol de todo o mundo. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) foi uma das primeiras a se manifestar, destacando a importância de Diogo Jota para o futebol português. Atuando por Portugal, Rodrigo Jota marcou 49 gols e conquistou duas vezes a Liga das Nações da UEFA, com a última vitória ocorrendo no início do mês passado, quando os lusitanos derrotaram os espanhóis nos pênaltis.
“Perdemos dois campeões. Suas mortes representam perdas irreparáveis para o futebol português, e faremos tudo o que pudermos para honrar seu legado todos os dias”, publicou a entidade em sua conta no Instagram.
O craque português Cristiano Ronaldo também expressou seu luto através das redes sociais, destacando a proximidade que tinha com Diogo Jota e enviando condolências à família. “Não faz sentido. Ainda agora estávamos juntos na Seleção, ainda agora tinhas casado. À tua familia, à tua mulher e aos teus filhos, envio os meus sentimentos e desejo-lhes toda a força do mundo. Sei que estarás sempre com eles. Descansem em Paz, Diogo e André. Vamos todos sentir a vossa falta”, lamentou CR7.
O Liverpool, clube defendido por Jota por quase cinco anos, também manifestou pesar em publicação na rede social X, afirmando que o clube está “devastado” com o falecimento do jogador. Jota havia marcado 65 gols em 182 partidas pelos Reds.
Os clubes brasileiros, como Corinthians, Santos, Palmeiras, Fluminense, Botafogo e Atlético Mineiro, também prestaram homenagem ao atacante português através das redes sociais, enviando condolências à família e destacando a importância de Diogo Jota para o futebol mundial.
O Sport Club Corinthians Paulista, por exemplo, publicou uma mensagem de condolências em sua conta no Twitter, afirmando que “lamenta o falecimento do atacante português do Liverpool Diogo Jota e de seu irmão André Silva, jogador do Penafiel de Portugal, após um acidente de carro na cidade de Zamora, na Espanha”. O clube também deseja “os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos das vítimas”.
A morte de Diogo Jota e André Silva é um golpe duro para o futebol português e mundial, e suas lembranças e contribuições para o esporte serão sempre lembradas e honradas.