A segunda-feira (30) foi um dia de grande alegria para os tenistas brasileiros Beatriz Haddad Maia e João Fonseca. Além de subirem no ranking mundial, com Bia alcançando o 20º lugar e João alcançando o 54º, eles também estrearam com vitória na principal chave do Torneio de Wimbledon, em Londres (Inglaterra), e avançaram para a segunda rodada.

A paulista de 29 anos, Beatriz Haddad Maia, despachou a eslovaca Rebecca Sramkova (34ª) na primeira rodada, com vitória por 7/6 (9-7) e 6/4. Já o carioca de 18 anos, João Fonseca, superou o anfitrião Jacob Fearnley (51º) por 3 sets a 0 – parciais de 6/4, 6/1 e 7/6 (7-5) – em sua primeira partida como tenista profissional no Grand Slam londrino, disputado em piso de grama. Essa foi a terceira vitória de João sobre o britânico apenas neste ano.

Ambos os tenistas voltaram à quadra na próxima quarta-feira (2 de julho), em horários ainda a serem definidos pelos organizadores. Na segunda rodada, Bia terá pela frente a húngara Dalma Galfi (110ª posição no ranking), e João enfrentará o norte-americano Jenson Brooksby (51º).

A vitória de João Fonseca também teve um significado especial, pois ele se tornou o segundo tenista mais jovem sul-americano a vencer na chave de simples de Wimbledon, aos 18 anos e 11 meses. O primeiro foi o argentino Juan Martin Del Potro, em 2007.

Antes de saber quem seria seu adversário na segunda rodada, João Fonseca revelou durante coletiva de imprensa como é sua preparação para as competições. “Gosto de me concentrar em mim mesmo, nas coisas que posso controlar, no que é certo. Obviamente, meus treinadores me ajudam muito quando se trata de estudar meus adversários, assistir às suas partidas recentes na grama e algumas estatísticas, ou até mesmo a partida que eles jogaram um contra o outro”, disse o jovem.

Já as duplas com brasileiros estreiam na quarta-feira. A parceria de Bia Haddad e Laura Siegemund, campeãs no piso de grama do WTA 250 de Nottinghan, enfrentará as norte-americanas Hailey Baptiste e Caty McNally. A parceria de Luisa Stefani e Timea Babos, recém-campeãs no saibro do WTA de Estrasburgo, disputará a primeira rodada contra a dupla da romena Jaqueline Cristian e a belga Magali Kempen.

No masculino, são três duplas com brasileiros. A parceria de Marcelo Melo e Rafael Matos, 100% verde e amarela, enfrentará a parceria do compatriota Orlando Luz com o croata Ivan Dodig. A parceria do carioca Fernando Rombolli com o australiano John-Patrick Smith enfrentará os norte-americanos Mackenzie McDonald e Alex Michelsen. Já a parceria do gaúcho Marcelo Demoliner com o argentino Guido Andreozzi enfrentará os norte-americanos Christian Harrison e Evan King.

Essas são as principals notícias sobre os tenistas brasileiros no Torneio de Wimbledon. Com a vitória de Bia e João, o Brasil tem motivos para comemorar e torcer por mais vitórias nos próximos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *