A playera brasileira Beatriz Haddad Maia disse adeus aoAberto da Austrália, ao ser derrotada pela russa Veronika Kudermetova por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2, na terceira rodada da competição. A número 17 do mundo, deixa a disputa de simples feminina após quase duas horas de jogo. Ainda assim, Bia volta à quadra esta noite para a segunda rodada do torneio de duplas, ao lado da alemã Laura Siegemund, enfrentando a dupla italiana Lucia Bronzetti e ucraniana Anhelina Kalinina.
Esta foi o segundo ano consecutivo que Bia sofre um revés na terceira rodada da chave de simples, mas é a única brasileira a somar vitórias na disputa de simples na Era Aberta, desde 1968. Antes, em 1964, o país foi vice-campeão com a icônica Maria Esther Bueno.
Outras despedidas também ocorreram na competição, como a dupla do gaúcho Orlando Luz e o francês Gregoire Jacq, que foram eliminados na segunda rodada, e a dupla da paulistana Luisa Stefani com a norte-americana Peyton Steams, que perdeu para a parceria chinesa Shuai Zhang e sérvia Kristina Mladnovic.
Já a dupla mista mineira Marcelo Melo e a taiwanesa Hao-Ching Chan perdeu a estreia para a parceria australiana Kimberly Birrell e John Patrick Smith, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-5) e 6/3, na primeira rodada.