O boxe brasileiro teve um sábado (14) repleto de conquistas no Grand Prix da República Tcheca, etapa do circuito mundial realizada na cidade de Ústí nad Labem. O Brasil arrecadou um total de 10 medalhas, com 7 delas sendo de ouro, conquistadas no último dia de competições.
No evento feminino, as pugilistas brasileiras Rebeca Santos (categoria dos 60 kg), Bárbara dos Santos (70 kg) e Viviane Pereira (75 kg) subiram ao topo do pódio, demonstrando sua habilidade e destreza no ringue. Já no evento masculino, os campeões brasileiros foram Luiz “Bolinha” Oliveira (60 kg), Kaian Reis (70 kg) e Isaias Filho (90 kg). Michael Douglas Trindade conquistou a única medalha de prata do dia, após ser superado por 4 a 1 pelo japonês Yamaguchi Rui na final dos 55 kg.
Neto Servílio de Oliveira, um dos pioneiros do boxe brasileiro e primeiro pugilista a conquistar uma medalha olímpica em 1968, na Cidade do México, pode se orgulhar do desempenho de Luiz “Bolinha” Oliveira, que venceu a final masculina dos 60 kg contra o japonês Kitamoto Shunsuke. Este é o segundo ouro de Bolinha nesta temporada, após ter sido campeão brasileiro nos 60 kg em maio.
Também com uma vitória convincente, Isaias Filho conquistou o ouro nos 90 kg, ao vencer o norte-americano Malachi Georges por decisão unânime dos juízes. Já Kaian Reis assegurou o ouro nos 70 kg, derrotando o britânico Callum Makin por 4 a 1.
No evento feminino, Rebeca Santos brilhou com uma vitória incontestável sobre a canadense Marif Al Ahmadieit, na final dos 60 kg. Bárbara dos Santos também se destacou, derrotando a norte-americana Marie-Angelis Rosendo. Viviane Pereira, por sua vez, travou um combate equilibrado com a italiana Melissa Geminy, antes de selar a vitória por 4 a 1 e se sagrar campeã nos 75 kg.
Além das medalhas de ouro, o Brasil já havia conquistado três medalhas de bronze na última sexta-feira (13), com as vitórias de Beatriz Soares (65 kg), Jucieln Romeu (57 kg) e Joel da Silva (90 kg). Essas conquistas refletem a força e a determinação do boxe brasileiro, que continua a se destacar no cenário internacional.
Com essas conquistas, o boxe brasileiro demonstra estar em ascensão, com atletas talentosos e bem preparados para competir em eventos de alto nível. A expectativa é que esses resultados sejam um indicador de um futuro promissor para o esporte no Brasil, com a possibilidade de novas medalhas e conquistas em eventos internacionais.