A seleção masculina brasileira de beisebol garantiu a sua vaga no Mundial de Beisebol, que ocorrerá em 2026, ao vencer a Alemanha por 6 a 4 nas eliminatórias da Copa do Mundo – World Baseball Classic (WBC) disputadas em Tucson, no Arizona, EUA. Isso significa que o Brasil irá competir no mais importante torneio de beisebol do mundo, após 13 anos de ausência.
A conquista foi nota após uma campanha disputada nas eliminatórias, que começou com uma derrota inicial para a Colômbia por 5 a 0. No entanto, a seleção brasileira se recuperou e venceu as seguintes partidas, somando 9 a 7 contra a Alemanha e 12 a 2 contra a China. A Colômbia acabou na liderança do grupo, garantindo a primeira vaga direta para o Mundial, enquanto o Brasil e a Alemanha se enfrentaram mais uma vez para decidir a segunda vaga, que o Brasil conquistou.
A classificação para o Mundial é um marco importante da história do beisebol brasileiro, que busca projetar a modalidade para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, quando o esporte retorna ao programa olímpico. No ano passado, a seleção brasileira foi vice-campã no Sul-Americano, e no ano anterior, foi medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile.
O Mundial de Beisebol de 2026 reunirá 20 seleções de beisebol do mundo, disputado em três países-sedes: Japão, EUA e Porto Rico. Além do Brasil e Colômbia, outras seleções que já estão confirmadas estão: EUA, Porto Rico, Venezuela, Panamá, Nicarágua, México, República Dominicana, Cuba, Canadá, Japão, Coreia do Sul, Taiwan, Grã-Bretanha, Israel, Itália, Holanda, República Tcheca e Austrália.