(PRN)
Foi divulgada, na sexta-feira, a jogada das 40 partidas da primeira fase da Copa do Brasil, o torneio mais democratizado do país, que reune times de todas as divisões do futebol nacional. A cerimônia foi realizada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em um hotel localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Durante a cerimônia, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, anunciou que o torneio nacional adotará o protocolo da Fifa para combate ao racismo e revelou o valor da premiação, que é de mais de R$ 500 milhões distribuídos entre os clubes participantes ao longo da competição. Os dois finalistas receberão mais de R$ 110 milhões na grande decisão.
Foram definidos os 40 confrontos eliminatórios da primeira fase, incluindo 80 times que disputarão o título. Os clubes da elite do futebol brasileiro, como atuais campeões, vão jogar fora de casa. Além disso, equipes debutantes na competição também estão presentes, como o Barcelona de Ilhéus (BA), Concórdia-SC, Guarany de Bagé-RS, Barcelona-RO, CSE-AL, Jequié-BA, Capital-DF, Dourados-MS e Maracanã-CE.
A previsão é que os jogos começarão em 19 e 26 de fevereiro, com a tabela de datas, horário e locais ainda a ser divulgada. Além disso, o regulamento do torneio prevê que em caso de igualdade, a classificação seja dada após cobrança de pênaltis, pois o empate para com o time visitante no tempo regulamentar foi abolidido.
O Cruzeiro detém o maior número de títulos, com seis, seguido por Grêmio e Flamengo, ambos com cinco. O Rubro-Negro é o atual campeão.