A seleção brasileira masculina de vôlei, que ocupa a 7ª posição no ranking mundial, conquistou uma importante vitória sobre a Eslovênia, atual 3ª colocada no ranking, na Liga das Nações. O time brasileiro, em processo de renovação, venceu por 3 sets a 0, demonstrando uma atuação impecável no Ginásio do Maracanãzino, no Rio de Janeiro.
Com essa vitória, o Brasil fecha a primeira semana do torneio na 3ª posição, com 9 pontos na classificação geral, resultado de três vitórias (sobre Irã, Ucrânia e Eslovênia) e uma derrota (para Cuba). A Polônia, líder do torneio e ainda invicta, acumula 12 pontos. O Brasil tem a mesma pontuação que o Japão, que ocupa a 2ª posição devido ao critério de desempate por saldo de sets.
A equipe brasileira, treinada por Bernardinho, apresentou um desempenho concentrado desde o início da partida contra a Eslovênia. O time titular foi o mesmo que havia virado o jogo contra a Ucrânia no sábado. Com Maique (líbero), Alan (oposto), Lucas Bergmann e Honorato (ponteiros), Judson e Flávio/capitão (centrais) e Cachopa (levantador) em quadra, o Brasil conquistou o primeiro set por 25/19.
A segunda parcial foi mais equilibrada, com a Eslovênia tentando reagir. No entanto, a resiliência da seleção brasileira fez a diferença. Honorato e Darlan contribuíram para a virada, e o bloqueio de Judson encerrou o set por 29/27 a favor dos brasileiros.
Com a moral alta, a seleção brasileira dominou a terceira parcial, principalmente nos contra-ataques. Lukas Bergmann foi um dos destaques, com uma sequência de acertos no bloqueio, ataque e saque. A torcida brasileira esteve extasiada enquanto a seleção fechava a última parcial em 25/11, selando a vitória por 3 sets a 0.
Alan foi o maior pontuador da partida, com 13 pontos, mas dividiu o protagonismo com Honorato e Lukas Bergmann, que também anotaram 13 pontos para o Brasil. Após a vitória, Alan avaliou o desempenho da seleção: “Depois de fazer dois tie-breaks de 3 sets a 2 e conseguir 3 a 0 contra a Eslovênia, isso dá mais confiança para o time”.
A competição reúne as 18 melhores seleções do mundo na fase preliminar, com 15 rodadas. As equipes são classificadas de acordo com o ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Apenas as oito primeiras colocadas avançarão às quartas de final.
O Brasil volta a competir de 25 a 29 de junho, em Chicago (Estados Unidos), contra Canadá, China, Itália e Polônia. Em seguida, a seleção enfrentará Argentina, Japão, Turquia e Alemanha em Chiba, no Japão, entre 16 e 20 de julho.
Próximos jogos do Brasil na Liga das Nações:
* 25 de junho: Canadá x Brasil, 18h, Chicago, EUA
* 26 de junho: Brasil x China, 18h, Chicago, EUA
* 28 de junho: Brasil x Itália, 18h, Chicago, EUA
* 29 de junho: Brasil x Polônia, 18h, Chicago, EUA
* 16 de julho: Argentina x Brasil, 00h, Chiba, Japão
* 18 de julho: Brasil x Japão, 7h20, Chiba, Japão
* 19 de julho: Turquia x Brasil, 3h30, Chiba, Japão
* 20 de julho: Alemanha x Brasil, 2h30, Chiba, Japão
A seleção brasileira busca evoluir na competição e conquistar uma medalha na Liga das Nações. Com a confiança renovada após a vitória sobre a Eslovênia, o time está pronto para enfrentar os próximos desafios.