Os tenistas brasileiros João Fonseca e Thiago Monteiro obtiveram uma vitória crucial no qualificatório do Aberto da Austrália na madrugada desta quarta-feira (8). Com isso, eles alcançaram a segunda vitória e estão agora apenas uma vitória longe de se classificar para a chave principal do Grand Slam.
João Fonseca, atual número 113 do mundo, derrotou Coleman Wong, de Hong Kong, em apenas 53 minutos de partida. Ele atropelou o adversário com um score de 6/0, 6/3. Foi a 12ª vitória consecutiva do tenista carioca, que recentemente foi campeão do Next Gen ATP Finals e do Challenger de Camberra.
Na próxima rodada, João Fonseca enfrentará Thiago Augustin Tirante, de 23 anos, na Argentina. Os dois já se enfrentaram anteriormente, com uma vitória cada um. Thiago Monteiro, de 106º no ranking, também avançou para a próxima rodada, derrotando o francês Valentin Royer em dois sets com parciais de 7/6 (1) e 6/3.
Monteiro competirá na última rodada do quali contra o belga Kimmer Coppejans, de 361º no ranking. Já Laura Pigossi, de 141ª no ranking, deu adeus ao quali ao ser superada pela suíça Viktorija Golubic.
Até agora, o Brasil já tem garantidos dois representantes na chave principal do Aberto da Austrália: Beatriz Haddad Maia, da paulista, e Thiago Wild, do paranaense. Ambos se classificaram para o Grand Slam com base no seu ranking mundial. Bia ocupa a 16ª posição na lista da WTA e Thiago a 76ª colocação no ranking da ATP.
A dupla brasileira agora tem apenas uma vitória para alcançar a chave principal do Grand Slam, que é o primeiro do ano. Eles enfrentarão as suas respectivas partidas à meia-noite (0h) e 1h30 (horário de Brasília) da quinta-feira (9).