O tênis brasileiro está avançando no Qualifying do Aberto da Austrália com estreias vitoriosas de Thiago Monteiro, Laura Pigossi e João Fonseca em Melbourne. Para alcançarem a chave principal do Grand Slam, eles precisam vencer as próximas duas partidas.
O cearense Thiago Monteiro, cabeça de chave 6, foi o primeiro a vencer na noite de segunda-feira, derrotando o francês Jason Kluper por 2 sets a 0, com um duplo 7/6 (4). Agora, ele enfrentará o francês Valentin Royer (203º no ranking) na próxima rodada.
A paulista Laura Pigossi, medalhista olímpica em Tóquio 2020, também avançou no Qualifying após vitória fácil na estreia contra a espanhola Guiomar Zuletta (199ª), por 2 sets a 0 (parciais de 6/3 e 6/1). Ela agora enfrentará a suiça Viktorija Golubic (90ª), cabeça de chave 2, na segunda rodada.
O carioca João Fonseca, de 18 anos, foi o último a disputar a segunda rodada do Qualifying, após faturar o título do Challenger de Camberra no domingo. Ele derrotou o argentino Federico Gomes (134º) na estreia do Qualifying por 2 sets a 0, com direito a pneu (6/0) no segundo set. João agora enfrentará o hongueuense Coleman Wong (172º no ranking).
A notícia triste da noite foi a desistência do paulista Felipe Meligeni (150º), que se machucou durante o jogo de estreia contra o francês Clement Chidek (191º).
O Brasil já tem presença assegurada da paulista Beatriz Haddad Maia (16ª no ranking) e do paranaense Thiago Wild (76ª no ranking), que se credenciaram à chave principal do Aberto da Austrália pelo posicionamento no ranking mundial. Agora, depende dessas três jogadoras brasileiras fazerem mais duas vitórias para alcançarem a chave principal do Grand Slam, o primeiro da temporada.