Guilherme Caribé, após impressionante vitória, conquista prata no Mundial de Piscina Curta em Budapeste
O nadador baiano Guilherme Caribé conquistou a medalha de prata no 100 metros livre no Mundial de Piscina Curta, em Budapeste, Hungria, a primeira medalha do Brasil em este campeonato. A vitória é historicamente importante, pois Caribé também estabeleceu um novo recorde sul-americano, superando o tempo de 45s47, pertencente ao seu compatriota César Cielo.
Com apenas 21 anos, Caribé completou a prova em 45s47, 40 centésimos mais baixo que o tempo de Cielo, obtido em 2010. Já o vencedor da prova foi o norte-americano Jack Alexy, com o tempo de 45s38, enquanto o bronze foi conquistado pelo nadador das Ilhas Cayman, Jordan Crooks, com um tempo de 45s48.
Essa é a primeira medalha individual do Brasil em Mundiais de Piscina Curta. Além disso, Caribé vai disputar o 50 metros livre no sábado, buscando mais uma medalha.
Outros brasileiros também brilharam no dia de ontem. Caio Pumputis quebrou o recorde sul-americano nos 100 metros medley, garantindo a presença na final. Fernanda Celidônio estabeleceu o novo recorde, mas não conseguiu avançar ao pódio.
No revezamento feminino 4×200 metros livre, o quarteto formado por Maria Fernanda Costa, Gabrielle Roncatto, Fernanda Celidônio e Letícia Fassina Romão quebrou o recorde anterior e, na final, reduziu ainda mais o tempo, encerrando a prova em 7min46s76, na oitava posição.
A competição continua até domingo, com provas eliminatórias às 5h e finais às 13h30. O restante do programa inclui provas de 100 metros borboleta, 1.500 metros livre, 50 metros peito e mais.