O jovem tenista carioca João Fonseca, de 18 anos, está fazendo história no Torneio de Wimbledon, em Londres. Nesta quarta-feira (2), ele conquistou mais uma vitória importante na chave de simples, derrotando o norte-americano Jenson Brooksby por 3 sets a 1. Com essa vitória, Fonseca se tornou o mais jovem a garantir presença na terceira rodada da disputa masculina de simples nos últimos 14 anos, superando o recorde do australiano Bernard Tomic.
Fonseca, que está prestes a completar 19 anos, tem exatos 18 anos e 326 dias. Ele também encerrou um jejum de quase 15 anos sem brasileiros do gênero masculino na terceira rodada do Grand Slam londrino, já que o último a conquistar esse feito foi o paulista Thomaz Bellucci.
A vitória de Fonseca foi ainda mais impressionanteconsiderando que o dia em Wimbledon começou com chuva, o que atrasou em quase duas horas o início das partidas no All England Club. No entanto, o brasileiro, número 54 do mundo, não se deixou afetar pela longa espera e começou garantindoROUT a primeira parcial por 6/4 contra Brooksby (51º no ranking). Embora tenha oscilado no set seguinte e dado espaço para o norte-americano se recuperar e ganhar por 7/5, empatando o jogo, Fonseca sobrou em quadra no terceiro set e dominou até fechar em 6/2.
No quarto set, Fonseca conseguiu uma quebra no quinto game, mas o norte-americano não se abateu e chegou a empatar em 4 a 4. No entanto, Fonseca obteve outra quebra no game seguinte e depois levou a melhor na parcial por 6/4, selando a vitória e a classificação por 3 a 1, após 3h13min.
Após a partida, Fonseca analisou sua vitória e destacou a diferença de rendimento em cada set: “Jogo difícil, é um jogador muito esperto, ele joga muito bem na grama, fez uma final, já tinha o que esperar. Sabia que seria muito difícil. Muito feliz com a forma com que encarei a partida de hoje, cometendo poucos erros, sendo agressivo nos pontos importantes, tendo margem, muito feliz com a forma como encarei mentalmente”.
Fonseca volta à quadra na próxima sexta (4) contra o chileno Nicolás Jarry (143º no ranking), que nesta quarta (2) atropelou o jovem norte-americano Learner Tien (62º), por 3 sets a 0. O horário da partida ainda será definido pelos organizadores de Wimbledon.
Já a paulista Beatriz Haddad Maia, número 20 no ranking feminino, parou na segunda rodada de simples ao ser superada pela húngara Dalma Galfi (110ª), por 2 sets a 0. Bia volta à quadra nesta quinta (3) para estreia na disputa de duplas femininas, competindo ao lado da alemã Laura Siegemund.
Além disso, as duplas masculinas brasileiras também tiveram um dia de estreia vitoriosa em Wimbledon. A parceria do mineiro Marcelo Melo com o gaúcho Rafael Matos venceu de virada a dupla do compatriota Orlando Luz com o croata Ivan Dodig, por 2 sets a 1. Já o carioca Fernando Rombolli em parceria com o australiano John-Patrick Smith superaram os norte-americanos Mackenzie McDonald e Alex Michelsen por 2 sets a 0. Essas vitórias colocam as duplas brasileiras na segunda rodada da competição.
Com esses resultados, o Brasil está bem representado no Torneio de Wimbledon, com jogadores e duplas brasileiras competindo em diferentes categorias. É um momento emocionante para o esporte brasileiro, e os fãs de tênis estão ansiosos para ver como os jogadores brasileiros se sairão nas próximas rodadas da competição.