Os nadadores paralímpicos brasileiros Gabriel Araújo, também conhecido como Gabrielzinho, e Carol Santiago conquistaram os prêmios de Melhores Atletas do Prêmio Paralímpicos 2024, em uma cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (12) no Tokio Marine Hall, em São Paulo.
Gabrielzinho, de 22 anos, conquistou três medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos de Paris (França) na classe S2, mostrando um desempenho incrível e chamando a atenção em todo o mundo. Ao receber o prêmio, ele disse que se sentiu honrado pelo reconhecimento e agradeceu ao seu grande esforço e apoio para alcançar os resultados.
Já Carol Santiago, de 39 anos, que tem baixa visão, tornou-se a maior campeã paralímpica da história do Brasil, conquistando três medalhas de ouro e dois pódios paralímpicos nos Jogos de Paris. Ela também foi homenageada com o prêmio de Melhor Atleta do Prêmio Paralímpicos 2024.
Durante a cerimônia, a paulistana Giovanna Boscolo foi escolhida como Atleta da Galera, após conquistar a medalha de bronze nos Jogos de Paris em lançamento de club na classe F32. “Muito gratificante estar aqui”, disse Giovanna, agradecendo ao apoio do público e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
A cerimônia também foi marcada pela homenagem póstuma à nadadora paralímpica Joana Neves, que faleceu este ano aos 37 anos e conquistou importantes medalhas em sua carreira. Ela recebeu o troféu Memória Paralímpica, concedido a uma personalidade que marcou a história do Movimento Paralímpico.
Além disso, a noite também foi de celebrar novos nomes no esporte paralímpico, como a nadadora Rebeca Silva, que conquistou o ouro nos Jogos de Paris e recebeu o prêmio de Atleta Revelação. Fábio Vasconcelos e Amaury Veríssimo também foram premiados como Melhor Treinador de Modalidades Coletivas e Individuais, respectivamente.