A temporada 2024/25 da World Series de Rugby Sevens, o circuito mundial de rugby sevens, começou para a seleção feminina do Brasil. Nesta primeira etapa, disputada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, as Yaras, como são conhecidas as brasileiras, alcançaram o nono lugar.

As Yaras começaram a competição com derrotas para a Nova Zelândia (5-33) e Canadá (12-38), campeãs olímpica e prata nos Jogos de Paris, respectivamente. No entanto, elas venceram o Japão por 17-14, que foi o primeiro triunfo sob o comando da neozelandesa Crystal Kaua, nova técnica da equipe.

A classificação foi decidida por um sistema de pontos, onde cada vitória valia 3 pontos e os times derrotados somavam um ponto extra. Com apenas 3 pontos, o Brasil não avançou à segunda fase, e a New Zelândia foi a única equipe que venceu todas as partidas do grupo.

No penúltimo dia, as Yaras já se garantiram o nono lugar, e capitalizaram para isso com vitórias sobre Espanha (29-15) e China (24-17). Destaque para Thalia Costa, que marcou dois tries, e a capitã Bianca Silva, que marcou um try, além de Mariana Nicolau, que pontuou nos chutes de conversão.

O circuito mundial reúne as 12 melhores seleções do mundo. Como a equipe pior colocada é substituída pela mais bem-positionada de uma espécie de segunda divisão. O Brasil disputa o elite ininterrupadamente desde a temporada 2019/2020.

A próxima etapa do circuito 2024/25 está programada para os dias 7 e 8 de dezembro, em Cidade do Cabo, na África do Sul. As demais etapas serão realizadas em Perth, na Austrália; Vancouver, no Canadá; Hong Kong, Cingapura e Los Angeles, nos Estados Unidos. Em setembro do ano que vem, as Yaras também participarão do Campeonato Mundial da modalidade, na Inglaterra.

Imagem: Seleção feminina de rugby inicia circuito mundial com nono lugar. Foto: World Rugby/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *