Desde o início da tarde de quarta-feira (18), o Museu do Futebol foi palco de grande agitação, pois foi escolhido por muitos torcedores para assistir à partida entre São Paulo e Internacional, válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol. A partida, transmitida pela TV Brasil, foi realizada em Osasco (SP).

A animação tomou conta do museu antes mesmo do início da partida, marcada para as 15h, pois o público aproveitou para visitar as instalações, que ficam no Mercado Livre Arena Pacaembu, na capital paulista. O local foi escolhido por muitos torcedores, incluindo as alunas do projeto social Meninas em Campo, que incentiva a prática esportiva e fomenta a igualdade de oportunidades desde a base.

A coordenadora e professora da categoria sub-11 do Meninas em Campo, Natália Cristina Servadio, destacou a importância de a TV aberta exibir esse tipo de partida. “Viemos a convite da TV Brasil, em prol de aumentar a visibilidade do futebol de mulheres. A gente sabe que isso está sendo construído ao longo dos anos e a gente trouxe a nossa categoria de base para poder presenciar e acompanhar a reta final do Brasileirão”, contou.

Para Natália, a TV aberta dar visibilidade ao futebol feminino é fundamental, pois as meninas começam a ter perspectiva de futuro, tanto para a categoria quanto para a vida delas. “A TV aberta dar essa visibilidade para as meninas é muito importante, porque elas começam a ter perspectiva de futuro, tanto para categoria como para a vida delas”, completou.

A diretora técnica do Museu do Futebol, Marília Bonas, também destacou a importância da parceria com a TV Brasil para a transmissão do jogo na arquibancada do museu. “A gente sabe que uma das grandes assimetrias com a proibição do futebol feminino foi o tempo em que a mídia se interessou em cobrir o futebol feminino. Então, para a gente, aumentar o número de torcedores e torcedoras, mostrar o talento e a garra das jogadoras, é algo que você só pode fazer vendo os jogos”, defendeu.

Marília acredita que ter um jogo do futebol feminino em TV aberta é essencial para o “reconhecimento” e também para desmontar todos os preconceitos que foram construídos em torno do futebol de mulheres historicamente. “Eu acho que as pessoas só vão entender a importância e só vão poder celebrar o futebol feminino, assim como celebram o futebol em geral, quando elas tiverem esse repertório, quando elas puderem acompanhar, souberem o nome das jogadoras, torcer, ver os dribles, ver os gols, as defesas. E isso é fundamental para a gente conseguir finalmente igualdade de gênero na modalidade”, destacou.

Os torcedores dos clubes, influenciadoras digitais e visitantes do museu também foram assistir ao jogo. Uma das torcedoras, Vanessa Furlan, 47 anos, são-paulina, e que acompanha o futebol feminino desde 2019, comemorou a experiência. “É uma experiência única”, disse. “Acho muito importante [ter transmissão do jogo pela TV Brasil] porque aí dá mais engajamento, as pessoas acompanham [os jogos]. E é bom para a visibilidade das meninas também”, destacou.

Já o empresário Benício Wiggers Júnior, 30 anos, veio ao museu para acompanhar o Inter, seu time de coração. “A gente sempre acredita [na vitória e na classificação]. Torcedor tem que acreditar até o último minuto. Enquanto tiver tempo e enquanto tiver chance, a gente está sempre ali acreditando, torcendo. Mas vamos ver, acho que este ano teve uma leve redução de investimento no feminino e isso com certeza impactou no desempenho do time dentro de campo. Vamos ver se a gente consegue se classificar hoje e vamos torcer também para que, no ano que vem, a gente volte a ter mais investimentos no feminino para o time voltar a crescer e figurar entre os principais do país, como estava nos últimos anos”.

A gerente executiva de Marketing e Negócios da EBC, Ana Carolina Machado, reconhece a importância desse papel da TV Brasil. “A transmissão do Brasileirão Feminino no Museu do Futebol simboliza um gesto de valorização e reconhecimento. Exibir o jogo em um espaço dedicado à memória do futebol brasileiro é também afirmar que o futebol feminino merece protagonismo, visibilidade e espaço na história do esporte. Para a TV Brasil, essa ação reforça o compromisso com uma cobertura esportiva mais diversa, inclusiva e representativa”, disse.

O Campeonato Brasileiro Feminino A1 reúne 16 clubes que se enfrentam em turno único na fase de classificação. Os oito primeiros avançam para as quartas de final. O São Paulo ocupa a terceira posição na tabela, enquanto o Inter está em 12º e ainda sonha com uma vaga nas quartas-de-final. O Cruzeiro, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Ferroviária e Bahia já estão garantidos no mata-mata.

As partidas podem ser acompanhadas ao vivo pela internet. A TV Brasil tem um papel fundamental na visibilidade do futebol feminino, e a transmissão do jogo no Museu do Futebol foi um exemplo disso. A parceria entre a TV Brasil e o Museu do Futebol é importante para aumentar a visibilidade do futebol feminino e dar mais space para as mulheres no esporte. Além disso, a transmissão do jogo também ajuda a divulgar o esporte e a dar mais visibilidade, o que é fundamental para o crescimento do futebol feminino no Brasil.

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