O tênis brasileiro conquistou quatro representantes na chave principal do Aberto da Austrália 2025, após a classificação de João Fonseca e Thiago Monteiro na madrugada de quinta-feira (9). Além deles, Beatriz Haddad e Thiago Wild, que estavam assegurados pelo ranking mundial, também farão a estreia no torneio. O quarteto competirá em Melbourne, na Austrália, a partir do fim de semana.
João Fonseca, de 18 anos, é um jovem tenista carioca que saltou na última semana, subindo da 145ª para a 113ª posição no ranking mundial após suas recentes conquistas, incluindo o Next Gen ATP Finals e o Challenger de Camberra. No entanto, é importante notar que seu primeiro duelo no Aberto da Austrália será mais desafiador, pois ele enfrentará o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo, na primeira rodada.
Thiago Monteiro, número 106 do mundo, também conquistou vaga na chave principal, derrotando o belga Kimmer Coppejans por 2 sets a 0 (6/4 e 6/3) na madrugada de quinta-feira. Ele estreará no domingo (11) contra o japonês Kei Nishikori, ex-top 5, que ocupa a 74ª posição no ranking.
Beatriz Haddad, número 16 do mundo, e Thiago Wild, número 76, estão assegurados pelo ranking e não precisam mais disputar o qualificação. Eles estreiarão no domingo (12) contra a argentina Julia Riera e o húngaro Fabin Marozsan, respectivamente.
A quinta-feira também foi boa para Bia Haddad, que avançou à final de duplas do WTA 500 de Adelaide, torneio preparatório para o Aberto da Austrália, em parceria com a alemã Laura Siegemund. Elas derrotaram a dupla da cazaque Ana Danilina e a russa Irina Khromacheva e disputarão o título com a dupla da chinesa Hanyu Guo e a russa Alexandra Panova. O dia e a hora da final ainda serão anunciados pela organização do evento.