O jovem tenista carioca João Fonseca, atualmente em 54º lugar no ranking mundial, se despediu da chave de simples do Torneio de Wimbledon após perder para o chileno Nicolas Jarry, que ocupa a 143ª posição, por 3 sets a 1. O placar final foi de 6/3, 6/4, 3/6 e 7/6(4).
Fonseca começou mal, perdendo os dois primeiros sets para Jarry na sexta-feira (4). Durante o jogo, o brasileiro precisou ser atendido por um médico em quadra devido a dores no tornozelo. Após o atendimento, Fonseca conseguiu quebrar o serviço de Jarry e venceu o terceiro set com vantagem. No entanto, no quarto set, o brasileiro acumulou várias chances de quebra, mas Jarry conseguiu acertar vários aces, levando o set a um emocionante tie-break. O tie-break foi bastante equilibrado até o placar de 4 a 4, mas a partir daí, Jarry dominou e fechou em 7/4, selando sua classificação às oitavas de final.
Com a eliminação de Fonseca e da paulista Beatriz Haddad Maia na quinta-feira (3), o Brasil não tem mais representantes na principal chave do Grand Slam londrino. No entanto, o país segue firme na disputa de duplas.
Na competição de duplas femininas, a parceria da paulista Luisa Stefani com a húngara Timea Babos conquistou a classificação às oitavas de final após uma dura vitória sobre a dupla da russa Alexandra Panova e a chinesa Guo Kanyu. O placar final foi de 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7-3), 6/7 (3-7) e 6/3. Stefani e Babos agora enfrentarão as vencedoras da partida entre a dupla da australiana Ellen Perez e a ucraniana Lyudmyla Kichenok (cabeças de chave 7) e a parceria da norte-americana Bernarda Pera e a polonesa Magda Linette.
Luisa Stefani também tem uma estreia agendada para o sábado (5) nas duplas mistas, ao lado do britânico Joe Slisbury. Eles enfrentarão os australianos Erin Routlife e Michael Venus.
Já nas duplas masculinas, o mineiro Marcelo Melo e o gaúcho Rafael Matos também avançaram às oitavas de final após derrotarem a parceria do croata Nikola Mektic e o neozelandês Michael Venus por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (3), 5/7 e 7/6 (10-6). Melo e Matos agora enfrentarão a dupla do austríaco Alexander Erler e o alemão Constantin Frantzen.
No único embate entre brasileiros, a dupla do gaúcho Marcelo Demoliner e o argentino Guido Andreozzi também avançou às oitavas após superar a parceria do carioca Fernando Romboli e o australiano John-Patrick Smith por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4. Eles agora enfrentarão os vencedores do duelo entre os britânicos Julian Cash e Llyod Glasspool e a dupla do alemão Hendrik Jebens e o francês Albano Olivetti.
Além disso, a dupla de Beatriz Haddad Maia e a alemã Laura Siegemund também estreou com vitória no torneio de duplas. Elas derrotaram as norte-americanas Hailey Baptiste e Caty McNally por 2 sets a 1, com parciais de 6/1, 2/6 e 6/3. A parceria Brasil-Alemanha, que é top 20 no ranking de simples, volta à quadra no sábado (5) para enfrentar as britânicas Jodie Burrage e Sonay Kartal.
Em resumo, embora o Brasil tenha sido eliminado da chave de simples do Torneio de Wimbledon, o país continua com representantes nas disputas de duplas, tanto no masculino quanto no feminino, e busca avançar nas competições.