Uma nova espécie de árvore gigante, que pode alcançar até 30 metros de altura, foi descoberta na Mata Atlântica, em Alagoas, e batizada com o nome de um dos maiores artistas da música brasileira, o compositor e multi-instrumentista Hermeto Pascoal, também alagoano.  

Catalogada como Dipteryx hermetopascoaliana,encontrada no município de Branquinha. a descoberta da árvore é parte dos resultados da tese de doutorado da pesquisadora Catarina Carvalho, da Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

A espécie é a primeira do gênero Dipteryx descrita na Mata Atlântica, o bioma mais devastado do Brasil, atualmente com cerca de apenas 10% de cobertura original. Por isso, a pesquisadora Catarina Carvalho acreditava que a espécie já teria sido extinta.

Catarina também contou por que ela e os demais autores da pesquisa decidiram batizar a árvore com o nome do mestre da música instrumental.

Hermeto Pascoal ficou muito feliz com a homenagem.

A espécie foi descrita em artigo publicado, no último dia 9, em uma revista científica britânica. Os pesquisadores também apresentaram a nova espécie, nesta sexta-feira, durante palestra na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece no Jardim Botânico do Rio de Janeiro até o próximo domingo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.