Cerca de 45% da população estimada de onças-pintadas do Pantanal foi afetada pelas queimadas de 2020. É o que aponta um artigo de pesquisadores do Brasil, Estados Unidos e Paraguai, recentemente publicado pela revista científica Communications Biology. De acordo com os pesquisadores, o fogo de 2020 queimou quase um terço do bioma e foi o maior da série histórica, registrada desde 2005.

A onça pintada é o maior carnívoro do país, está ameaçado de extinção e é encontrado também na região Amazônica. Alan de Barros, pesquisador do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, explica que o monitoramento levou em conta dados de satélite, estimativas da população da espécie e monitoramento do deslocamento de 48 animais por meio de colares GPS.

De acordo com o pesquisador, o bioma Pantanal tem sofrido os impactos de pelo menos três fatores nos últimos anos: a mudança climática, em nível global; a redução de umidade; e a perda local das áreas de nascentes.

Nos incêndios de 2020, pelo menos duas onças-pintadas foram resgatadas com queimaduras provocadas pelas chamas. Ao todo, os pesquisadores estimam que 17 milhões de vertebrados podem ter morrido nos incêndios. Muitos deles, como anfíbios, por causa das dificuldades de deslocamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.