O Ministério do Desenvolvimento Agrário vai lançar, em maio, um programa nacional voltado para estimular a produção de alimentos saudáveis. A política deve ser anunciada junto com a apresentação do Plano Safra deste ano, de acordo com a secretária-executiva da pasta, Fernanda Machiavelli.

A secretária participou nesta terça-feira (28) de Seminário sobre agroecologia, na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.

Nos últimos anos, segundo Machiavelli,  diminuiu a diversificação dos alimentos da agricultura familiar. Outra frente de atuação, segundo a secretária, será a redução de agrotóxicos.

O diretor-presidente da Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, Silvio Porto, destacou que o Programa de Aquisição de Alimentos, relançado recentemente pelo governo federal, também deverá estimular a produção de alimentos saudáveis pela agroecologia.  O programa facilita a compra governamental de alimentos produzidos por agricultores familiares e pequenos produtores rurais.

Também presente no Seminário, a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal, ressaltou que a agroecologia é um dos caminhos para a garantia da segurança alimentar e a saída do Brasil do Mapa da Fome. Rahal explica que garantir uma boa nutrição não é apenas comer mais, mas principalmente comer bem.

A vice-presidente da Associação Brasileira de Agroecologia, Fran Paula,  lembra que maioria dos territórios tradicionais, quilombolas, já fazem agroecologia há muito tempo, com práticas de manejo, produção de alimentos livres de veneno, com sementes próprias. Ela reforça que é preciso aumentar o estimulo ao modelo agroecológico para o resto do  país.

O governo federal criou na última semana, o grupo de trabalho para a reconstituição da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. O grupo conta com  membros do governo e da sociedade civil e tem até 45 dias para fazer a proposição da nova comissão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.