A capital Paulista vai sediar a 28ª Cúpula das Mercocidades que ocorrerá em 2023. São Paulo foi escolhida como a próxima sede da reunião em conferência da Cúpula, em Montevidéu, capital do Uruguai.

A Mercocidades é uma rede que agrupa mais de 364 cidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela para discussão de temas como desenvolvimento sustentável e cidades mais verdes.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, destacou algumas das metas da capital na área do transporte público e sustentabilidade, como a substituição de 20% dos ônibus a diesel.

Na edição da Cúpula deste ano, no Uruguai, os principais compromissos, demandas e preocupações das autoridades das cidades participantes foram reunidos na Declaração de Montevidéu. 

Dentre os compromissos dos signatários está o de promover cidades mais igualitárias e justas, incorporando a perspectiva de igualdade de gênero e cidades ambientalmente sustentáveis, que preservem os recursos naturais tendo em vista a emergência climática que ocorre no mundo.

Por fim, a carta também repudia os discursos de ódio e as ameaças contra governos legitimamente eleitos e reitera o compromisso com a defesa da democracia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.