Uma análise feita pelo Instituto Centro de Vida (ICV), com base em dados do Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, mostra que 80% do desmatamento do Cerrado em Mato Grosso foi realizado de forma ilegal entre agosto de 2021 e julho de 2022.

Conforme o levantamento, nesse período o estado registrou 742 km² de desmatamento no bioma. Apesar do número representar uma redução de pouco mais de 7% em relação ao período anterior, o que preocupa é a ilegalidade, como explica a coordenadora do programa de Transparência Ambiental do ICV, Ana Paula Valdiones.

De acordo com Ana Paula Valdiones, quase um quarto do desmatamento está concentrado em três municípios: Cocalinho, Ribeirão Cascalheira e Paranatinga.

Segundo a coordenadora, a maior parte do desmatamento no Mato Grosso ocorre em áreas cadastradas no CAR, o cadastro ambiental rural.

De acordo com a coordenadora do Instituto Centro de Vida, entre agosto de 2021 e julho de 2022, mais de 10 mil e 500 km² do Cerrado brasileiro foram desmatados. Um aumento de 25% em relação ao período anterior.

Para Ana Paula, uma situação preocupante já que o Cerrado é conhecido como ‘caixa d’água do Brasil’ porque abriga nascentes de importantes rios do Pantanal, mas hoje esse bioma é o mais desprotegido em relação a outros, como a Amazônia, por exemplo.

E o desmatamento do Cerrado acaba prejudicando a capacidade de manutenção hídrica da região com consequências negativas para a biodiversidade e para as pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.