A frente fria que avança sobre o país chega até a região sul da Amazônia nesta segunda-feira (8). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a queda da temperatura será entre 3ºC e 5ºC na faixa que vai de Rondônia, passa por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e chega até São Paulo. O que traz riscos potenciais à saúde. 

Mas a diminuição do calor também pode trazer algum “alívio” para o sul da Amazônia, já que aumenta a possibilidade de pancadas de chuva. Durante o mês passado, a população de Rondônia sofreu com as altas temperaturas e o tempo seco, mas agora a massa de ar traz umidade para a região. Em Porto Velho, capital do Estado, a umidade máxima chega a 95% nesta segunda.

Na semana passada, Rondônia tinha decretado “emergência” por causa da estiagem. Segundo o governo do Estado, os principais rios que cortam Rondônia registraram mínimas históricas, o que tem dificultado o transporte e o abastecimento de água. Um Comitê de Crise Hídrica chegou a ser instalado, para monitorar o nível dos rios e tomar medidas para reduzir os problemas de falta d’água. 

Julho costuma ser o mês mais seco do ano em Rondônia, e as temperaturas mínimas chegam, em média, a 21ºC. Entretanto, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a temperatura deve oscilar para baixo nos próximos dias, até atingir 17ºC no próximo domingo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.