Agentes do Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, realizaram no fim de semana as primeiras operações antidesmatamento após mudanças da gestão do órgão. De acordo como o superintendente substituto no Pará, Alex Lacerda de Souza, pelo menos três frentes estão atuando no estado, com cerca de 45 servidores, em áreas onde madeireiros e fazendeiros praticaram recentemente a derrubada ilegal de florestas. As operações contam com o apoio de agentes estaduais.

Algumas áreas já haviam sido deixadas pelos invasores, que apenas começaram o processo de desmatamento e transformação da área em pastagens. Alex Lacerda afirma que esse quadro é consequência da falta de funcionários e de recursos para fiscalização ambiental nos últimos anos.

Não há uma estimativa da extensão das áreas afetadas no Estado, pois as fiscalizações ainda estão em processo e o relatório sobre as operações não foi finalizado. O Superintendente substituto no Pará afirma que foram localizados documentos irregulares emitidos por diversas prefeituras autorizando a ação dos madeireiros.

As equipes contam com apoio de informações colhidas pela polícia federal e imagens de satélite que indicam a área de atuação dos criminosos, entre elas, a reserva indígena Cachoeira Seca, onde o desmatamento é proibido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.