Em Minas Gerais mais de 50 mil hectares de lavouras foram atingidos pelas chuvas de granizo que castigam as regiões Sul e Sudoeste do estado desde o inicio do mês. O levantamento é da Emater – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Cerca de 7 400 produtores tiveram as propriedades afetadas em mais de cem municípios mineiros. As fazendas de café correspondem a mais da metade das áreas atingidas, de acordo com William de Araújo, coordenador técnico da Emater no estado.

 

Análise de risco de deslizamentos

 

 O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais está testando uma nova ferramenta operacional para avaliar o risco de deslizamentos de terra em todo o território brasileiro. Assim que os resultado dos testes ficarem prontos, serão repassados aos integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Segundo o Cemaden, que é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a ferramenta é capaz de analisar dados e informações de diferentes modelos meteorológicos e dados observacionais que, combinados, apontam, em 72 horas, o grau de risco de deslizamentos de terra em nível regional, em todo o território brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.