O gigante da música brasileira Hermeto Pascoal agora dá nome a uma nova espécie de árvore gigante, descoberta por pesquisadores no município de Branquinha, no estado de Alagoas. Por enquanto apenas três indivíduos da Dipteryx hermetopascoaliana foram catalogados em um fragmento de floresta preservada dentro de uma fazenda, e cercado de lavouras de cana-de-açúcar. A descoberta foi feita por pesquisadores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e das Universidades Federal da Bahia e Estadual de Feira de Santana. Os registros estão em um artigo publicado no começo deste mês em uma revista especializada internacional.

Esta é a única espécie gigante do gênero de Dipteryx e pode chegar a 30 metros de altura, de acordo com os pesquisadores. A maioria das espécies desse gênero é encontrada na Amazônia, mas materiais herbários traziam notícias de indivíduos existentes também em área de Mata Atlântica. No entanto, em diversas incursões, os pesquisadores encontraram apenas florestas desmatadas, até chegar a esta pequena área preservada.

Ela pertence à família das leguminosas e também tem irmãs mais conhecidas como as árvores do cumaru, uma semente com aroma semelhante a baunilha, e do baru, uma castanha bastante consumida no centro-oeste brasileiro. Mas a Dipteryx hermetopascoaliana, com tronco de cor clara e altura que se destacam em meio à floresta, é a primeira espécie do gênero descrita na Mata Atlântica, bioma mais devastado do Brasil, que atualmente tem apenas 10% da sua cobertura original. Por isso ela já foi descoberta em situação de ameaça de extinção. 

De acordo com os pesquisadores, além de guardar uma semelhança regional com Hermeto Pascoal, já que Ambos são alagoanos, a espécie também é símbolo da resistência da diversidade da Mata Atlântica, bem como Hermeto representa a resistência da diversidade cultural brasileira.

Com informações da Agência Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.