A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou nesta terça-feira (23) que o parecer do Ibama contrário ao pedido de licença ambiental solicitado pela Petrobras para exploração na foz do Rio Amazonas seguiu parâmetros técnicos em vigor desde 2012.

A declaração foi após reunião com a Petrobras, realizada no Palácio do Planalto. De acordo com Marina Silva, na agenda, foram apresentadas evidências técnicas contrárias ao licenciamento do empreendimento da Petrobras.

Antes da reunião, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, destacou que o órgão emite 3 mil licenças ambientais por ano, o que inviabiliza reuniões com as partes para tratar do assunto. 

Agostinho destacou ainda a dificuldade de exploração da região almejada pela Petrobras com equilíbrio e respeito ao meio ambiente.

Segundo o Ibama,  por oito vezes, a Petrobras foi chamada a complementar os estudos ambientais do projeto, porém os documentos entregues não foram suficientes para atestar viabilidade da exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas.

Nós tentamos contato com a Petrobras, mas até o fechamento dessa reportagem, não houve retorno.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.