Governo e parlamentares do Amapá criticaram a decisão do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, de negar o pedido da Petrobras para explorar os poços de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas.  

O governador do Amapá, Clécio Luís, considerou absurda a decisão do Ibama. Segundo ele, ela foi mais argumentada na ideologia de quem decidiu e fora da realidade da Amazônia.  

O senador Randolfe Rodrigues, líder do governo Lula no Congresso Nacional, concordou que a decisão do Ibama não ouviu o governo local e nenhum cidadão do estado. E vai lutar contra essa decisão. 

O senador Davi Alcolumbre, do União Brasil, também considerou a decisão do Ibama um desrespeito ao povo amapaense.  

Ao negar a licença à Petrobras, nessa quarta-feira, o presidente do Ibama afirmou que o projeto apresenta inconsistências preocupantes para operar com segurança na exploração devido à alta vulnerabilidade socioambiental do local. 

Na decisão, Rodrigo Agostinho ressaltou a importância de que, no prazo mais breve possível, seja realizada uma Avaliação Ambiental para identificar as áreas onde a atividade pode ou não apresentar riscos e impactos ambientais. 

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, esclareceu que o objetivo é saber se há petróleo e gás na região. 

A produção tentou contato com a Petrobras, mas não obteve retorno até o fechamento da reportagem.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.