O levantamento inédito, realizado pela CNI – a Confederação Nacional da Indústria – divulgado nesta sexta-feira, revela que os consumidores estão mais atentos a hábitos sustentáveis e consumo consciente.

Duas mil e dezenove pessoas, com idade a partir de 16 anos, residentes nos 26 estados do país e no Distrito Federal, participaram da pesquisa.

74% dos entrevistados disseram adotar hábitos sustentáveis. Desses, 30% disseram que sempre adotam esse hábito; e 44% afirmam que apenas às vezes. Mas ao questionar sobre a percepção com relação ao seu estado, os entrevistados revelam que apenas 32% da população adota hábitos ambientalmente sustentáveis; mas apenas 7% tem esse hábito sempre.  

A pesquisa revela que aumentou a preocupação das pessoas com o meio ambiente também quando elas vão às compras. Metade dos consumidores entrevistados verifica se o produto foi produzido de forma sustentável. Na edição de 2019 da pesquisa, o percentual era de 19%.

Para Mônica Messenberg, diretora de Relações Institucionais da CNI, esse sinal de maior compromisso dos consumidores já se reflete também na indústria.

De acordo com a pesquisa, quase quatro em cada dez brasileiros estão dispostos a pagar mais por produtos orgânicos. Entre aqueles com renda acima de cinco salários-mínimos, 53% compram esse tipo de alimento mesmo custando mais; enquanto, na faixa que ganha até um salário-mínimo, esse percentual cai para 28%.

Dois terços dos entrevistados revelaram, no entanto, que produtos feitos com práticas mais sustentáveis dificilmente são encontrados nas lojas.

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