O Zoológico de Brasília festeja o nascimento de dois filhotes de Sauim-de-Coleira, espécie criticamente ameaçada de extinção. São primatas que podem chegar a no máximo 24 centímetros de comprimento. 

Os novos moradores nasceram de um casal de sauim que foi transferido para o local pelo Ibama após cada um ser resgatado em Manaus, no Amazonas, em 2017 e 2019. 

O Biólogo e Diretor de Mamíferos do zoológico, Filipe Reis, explica que a espécie perdeu a maioria de seus indivíduos por causa do contato com humanos: “A espécie é considerada criticamente ameaçada de extinção, o que é o último nível antes da extinção total, ela perdeu cerca de 80% da sua população nas últimas décadas e essa ameaça se dá pelo conflito com o ser humano. Nós temos problemas com atropelamentos de indivíduos, choque em rede elétrica, apanha ilegal para comércio, para tráfico. Como essa espécie ocorre nessa pequena área que abrange três municípios do Amazonas, ela está cada vez mais ameaçada pelo próprio crescimento da cidade.”

Ainda não se sabe o sexo dos novos macaquinhos, segundo o biólogo, porque nesses primeiros meses os tratadores tem que respeitar o cuidado e o espaço dos pais dos filhotes: “Os filhotes nasceram no dia quatro de janeiro, são gêmeos, o que é comum para a espécie. A gente ainda não sabe o sexo porque os filhotes ficam grudados nos país durante os três, quatro primeiros meses e só após isso a gente vai conseguir identificar o sexo de cada um e até dar o apelido, porque os nossos animais tem apelido e nós conhecemos pelo nome.”

A expectativa agora é que quando atingirem a fase adulta, os gêmeos de Sauim-de-Coleira contribuam para a reprodução da espécie junto a animais de outras instituições brasileiras, garantindo assim uma maior variedade genética, que é um fator importante para a preservação da espécie. 

*Com supervisão de Bianca Paiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.