Em comemoração aos 35 anos da Agência Brasil, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) realizou um evento especial para homenagear os profissionais que contribuíram para a consolidação do veículo como um dos mais importantes do país. A Agência Brasil é um exemplo de uma instituição que atua em favor da cidadania por meio do jornalismo digital, publicando diariamente mais de 100 conteúdos entre textos, imagens e artes.

Fernando Rosa, gerente-executivo da Agência Brasil, Radioagência Nacional e Radiojornalismo da EBC, destacou a importância do veículo para a comunicação pública e a qualidade e competência dos profissionais que compõem a equipe. Em 2024, as matérias da Agência tiveram mais de 85 milhões de visualizações e foram reproduzidas por cerca de 11 mil sites de todas as regiões do Brasil.

A gerente de jornalismo digital da EBC, Juliana Cézar Nunes, afirmou que comandar a cobertura factual e contextualizada da Agência é “uma honra, um orgulho e também uma enorme responsabilidade”. Ela destacou que o jornalismo público comprometido é fundamental para que o cidadão busque seus direitos e que a Agência Brasil tem um papel importante nesse sentido.

A diretora de jornalismo, Cidinha Matos, também destacou a importância da prestação de serviços feita pela Agência Brasil à população e afirmou que segue buscando o reforço do jornalismo da EBC como um todo. Ela agradeceu a todos os profissionais pela dedicação e pelo trabalho coletivo que é feito para o cidadão.

No evento, foram homenageados editores, repórteres, fotógrafos, tradutores e equipe de apoio que dedicaram anos de trabalho à Agência Brasil. Foram celebrados os profissionais mais antigos de cada praça, incluindo Graça Adjuto, Nádia Franco, Fernando Fraga, Wellton Máximo, Alex Rodrigues, Flávia Albuquerque, Elaine Patrícia Cruz, Douglas Corrêa, Cristina Índio, Antônio Cruz, José Cruz, Valter Campanato, Mário Nunes Júnior e Nira Foster.

A celebração foi finalizada com um tributo a Sérgio Santana de Lima, conhecido como Chackan, que ingressou na empresa em 2011 e colaborou no desenvolvimento do site da Radioagência e, posteriormente, integrou a equipe responsável pelo desenvolvimento da Agência Brasil.

Durante o evento, foi anunciada a abertura de uma exposição com registros fotográficos produzidos pelos fotojornalistas da Agência. A mostra ficará disponível nos corredores da EBC em breve, para celebrar a história e a relevância do jornalismo visual no relato dos principais acontecimentos nacionais e internacionais.

O diretor-geral da EBC, Bráulio Ribeiro, agradeceu aos profissionais que carregam o legado da Agência Brasil e que se superam em busca da melhor cobertura. Ele destacou que a Agência é um veículo que representa bem o conceito de comunicação pública, com credibilidade e respeito da população e também de outros veículos.

Em um ambiente cada vez mais desafiador para o jornalismo, a Agência Brasil segue sendo um exemplo de uma instituição que atua em favor da cidadania e da democracia. A comemoração dos 35 anos da Agência é um momento para refletir sobre a importância do jornalismo público e a necessidade de continuar investindo em uma comunicação de qualidade, que sirva aos interesses da sociedade brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *