O período de inscrição para os quatro cursos de formação do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), começou no dia 11 e terá prazos diferentes, de acordo com cada curso. As inscrições devem ser feitas diretamente no site da instituição, na aba do respectivo cargo.

Os candidatos ao cargo de auditor-fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, o prazo de matrícula no curso de formação começou no dia 11 e terminará às 18h da sexta-feira (14), no horário oficial de Brasília. Além disso, os candidatos aos cargos de especialista em regulação de serviços públicos de energia da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), especialista em regulação de saúde suplementar da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e especialista em regulação de serviços de transportes aquaviários da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) devem se matricular entre os dias 13 e 17, até as 18h.

O Concurso Público Nacional Unificado é o responsável por selecionar quadros para o serviço público federal, e os cursos de formação são uma etapa importante para o desenvolvimento de competências técnicas, gerenciais e estratégicas, além de proporcionar um entendimento mais profundo sobre as funções e responsabilidades dos cargos no serviço público federal.

A formação dos candidatos aprovados nesse processo seletivo visa prepará-los para aplicar conhecimentos específicos, além de orientar sobre valores como ética, equidade, sustentabilidade e foco nos resultados para o cidadão. Os cursos incluem orientações sobre a completude do ciclo de informações, análise de dados e resultados, gerenciamento de riscos e gestão de recursos, entre outros temas.

O período de matrícula para os cursos organizados pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) começa na segunda-feira (10) e segue até o dia 18, no site da escola. A prova objetiva será aplicada para todos os candidatos, em data e local definidos no edital de cada um deles.

Os cursos de formação têm regime de aulas e duração variados, entre 140 e 540 horas, e os candidatos têm obrigação de frequentar todas as aulas e atividades programadas, realizar e entregar trabalhos e avaliações nos prazos estipulados, cumprir atividades não presenciais e dedicar-se integral e exclusivamente ao curso de formação.

O candidato é o único responsável por todos os gastos relacionados à sua participação no concurso unificado, incluindo transporte e estadia, alimentação e eventuais despesas de saúde. Durante o curso, os convocados receberão 50% da remuneração inicial prevista para o cargo, menos descontos, com exceção dos servidores públicos, que poderão optar por manter os vencimentos atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *