O Brasil celebra o Dia Nacional do Samba em 2 de fevereiro, com eventos em diferentes regiões e estados. No Rio de Janeiro, a festa começou antes, com desfiles das escolas de samba do Grupo Especial entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro. Agora, mais uma série de festejos está prevista para homenagear um dos mais populares gêneros musicais do país.
No bairro de Oswaldo Cruz, onde estão localizadas as escolas de samba Portela e Império Serrano, o Caminho do Samba será lançado pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e pela prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. A rota turística pretende promover o samba enquanto patrimônio cultural e atrair mais turistas estrangeiros. O lançamento da rota contará com um intervalo com roda de samba e com a tradicional Feijoada da Tia Surica. Além disso, está programada a inauguração do Negro Muro, um mural em homenagem ao sambista Paulo Benjamin de Oliveira, mais conhecido como Paulo da Portela, fundador da escola de samba azul e branca.
Ainda na zona norte, a quadra do bloco carnavalesco Bohemios de Irajá, no bairro do Irajá, promove Um Ato ao Samba, iniciativa do Terreiro de Crioulo em celebração ao Dia Nacional do Samba. O Ato ao Samba começa às 16h, na Avenida Monsenhor Félix, 451. Em Vila Isabel, o Renascença Clube promove a roda de samba Moacyr Luz e Samba do Trabalhador. Em Vila Maria, na zona norte de São Paulo, uma das atrações é o Pagode do João, com o artista João Martins, no Galpão Zona Norte.
Em Brasília, o projeto Rodoviária do Samba, que está na 18ª edição, será na rodoviária do Plano Piloto e homenageará o sambista Marcelo Sena, que morreu no ano passado. Em Natal, a prefeitura faz a 16ª comemoração do Dia do Samba na capital do Rio Grande do Norte, com a presença de Debinha Ramos e a roda de samba Segunda de Vagabundo.
Além disso, outras rodas de samba serão realizadas na Pedra do Sal, na Saúde, e no Beco do Rato, na Lapa. O samba é um gênero musical reconhecido como patrimônio imaterial da cultura brasileira pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2007.
A celebração do Dia Nacional do Samba também tem um objetivo social, como no caso de Vila Isabel, que, em agosto, sofreu um ataque a tiros que resultou na morte de quatro pessoas. O samba será usado como um agente transformador social, pedindo paz nessa praça tão famosa por sua alegria e convívio familiar.